O segundo mutirão de vacinação contra meningite em Caxias do Sul resultou em 1.140 crianças imunizadas no último sábado (10). Desta vez, 24 postos de saúde abriram das 10h às 14h para da aplicação de doses para a faixa etária de três meses a cinco anos completos. No dia 3 deste mês, na primeira edição do mutirão, a vacinação aconteceu em 23 unidades básicas de saúde (UBSs) e conforme balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 1.796 crianças foram vacinadas. Contudo, mesmo com as duas ações voltadas à campanha, Caxias atingiu, até o momento, apenas 37% do público-alvo que é de 13.741 crianças. A campanha é exclusiva para moradores do município.
Os pais que não puderam levar os filhos para receber a vacina podem ir até qualquer UBS do município de segunda a sexta-feira. Para fazer a vacina é obrigatório apresentar Cartão SUS de Caxias do Sul e caderneta de vacinação. A campanha pretende evitar casos de meningite meningocócica, uma das formas mais graves da doença. Esse tipo de meningite pode levar à morte ou deixar sequelas motoras ou cognitivas, e tambpem pode causar cegueira ou perda da audição. Até esta segunda-feira (12) foram registrados seis casos em 2022. Esse número é considerado alto.
A recomendação é para que todas as crianças de três meses a cinco anos sejam vacinadas. Se a criança tiver tomado a vacina ACWY na rede particular, deve tomar na UBS como um reforço, apenas respeitando intervalo de 30 dias. Esse é o mesmo tempo de espera para o caso da criança ter tomado a vacina Meningocócica C, do calendário de rotina. As crianças das demais faixas etárias seguem o calendário vacinal de rotina.