De férias e em viagem pela Europa, o caxiense Patrick Mezzomo está na Itália e chegou ao Vaticano na manhã deste sábado (31). O último destino do passeio - ele já passou pela Inglaterra e França -, em função da morte de Bento XVI, será ainda mais marcante, segundo o advogado. Na sede da Igreja Católica e residência oficial do papa, ele acompanhou logo cedo a comoção dos fiéis e, na Capela Sistina, percebeu um clima de tristeza entre os funcionários.
— A equipe está bem comovida. Pela impressão que eu tenho, é que eles ainda tinham o papa Bento XVI como um representante forte da Igreja Católica — detalha o caxiense.
Após o almoço, Mezzomo tentou acessar a Praça de São Pedro, reconhecida como um dos maiores símbolos mundiais do cristianismo. A informação, no entanto, é de que só será permitida a entrada no fim da tarde, 17h no horário local. Uma aglomeração de visitantes se formou no lado de fora, com pessoas segurando flores, segundo Patrick.
O caxiense ainda acrescenta que ficará na região até a terça-feira (3), por isso, tentará acompanhar o velório de Bento XVI na segunda-feira (2):
— É um momento único na história, porque é a primeira vez que um papa fará o velório do outro.
Bento XVI morreu às 9h34min em horário local e, segundo o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, deixou como último pedido que o funeral fosse "o mais simples possível; solene, mas sóbrio". O papa Francisco presidirá os ritos de despedida do funeral, a partir das 9h, em horário local, da quinta-feira (5).