Reivindicação antiga, a alça da RS-122, na saída de Caxias do Sul para Flores da Cunha, estará liberada para o tráfego a partir desta segunda-feira (28). Contudo, muitos motoristas já têm utilizado o caminho nos últimos dias mesmo sem permissão.
A alça tem 668 metros de extensão e vai permitir ao veículos que seguem de Flores da Cunha em direção a Farroupilha e Porto Alegre acessem o contorno norte de Caxias e ingressem na Rota do Sol sem a necessidade de retorno. Até então, era necessário passar embaixo de um viaduto nas proximidades e contornar duas rótulas até acessar o sentido Caxias-Farroupilha da RS-122. A obra, que se iniciou em maio, teve custo aproximado de R$ 1,5 milhão.
Nos últimos dias, a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) executou a sinalização horizontal, com tinta refletiva, nas cores amarela e branca, faixas e marcas para organizar, orientar e controlar o fluxo dos veículos e pedestres. A última etapa envolve a implantação da sinalização vertical, com placas.
O diretor-presidente da EGR, Luiz Fernando Záchia, ressaltou que a alça irá melhorar a logística, mas também exigirá atenção dos motoristas.
— Alertamos que no local há um fluxo intenso de veículos, principalmente de caminhões. Por isso, orientamos para que dirijam com prudência, respeitando a sinalização e o limite de velocidade ao longo do trecho.
O trecho é importante ligação não só entre Flores da Cunha e Caxias, mas também por absorver o fluxo de Antônio Prado e Ipê e, também, para quem segue viagem com destino a Farroupilha, Bento Gonçalves, Porto Alegre e Região Metropolitana da Capital.
Pedido histórico da comunidade, a obra foi licitada e teve a ordem de início assinada ainda no fim de 2018. Mas no começo de 2019, um decreto de contenção de gastos do governo do Estado determinou o adiamento da execução. A alça começou ser construída, de fato, somente neste ano.