A alça ligando a RS-122 à RS-453 (trecho urbano da Rota do Sol), em Caxias do Sul, está orçada em cerca de R$ 1 milhão. A construção será realizada com recursos próprios da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), que administra o trecho da RS-122 entre Caxias do Sul e Antônio Prado.
De acordo com o diretor técnico da EGR, Milton Cypel, o licenciamento ambiental e os projetos já estão concluídos. A estatal trabalha agora na finalização do orçamento, que ainda demanda alguns ajustes. Assim que for entregue, o que está previsto para a próxima semana, terá início a elaboração do edital de licitação, que deve ser lançado ainda em abril. Se tudo correr conforme o previsto, a expectativa é que empresa responsável pela obra seja conhecida até o fim de maio e o trabalho comece entre junho e julho.
— Quem tinha de fazer inicialmente era o Daer e depois o pedágio que foi desativado. Agora o governo pediu para a EGR fazer. Quem passa por Flores da Cunha paga o pedágio (da EGR), então é justo - admite Cypel.
A construção da alça é uma demanda histórica de moradores da Serra. Atualmente, quem segue de Flores da Cunha para Farroupilha e Porto Alegre precisa passar por baixo do viaduto do trecho urbano da Rota do Sol, próximo à Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca). Em seguida, é preciso contornar uma rotatória e acessar a Rota do Sol.
A manobra costuma gerar congestionamentos e risco de acidentes, já que muitas vezes motoristas que trafegam pela Rota do Sol precisam parar para que outros veículos acessem a rodovia. Com a alça, será possível sair da RS-122 e acessar diretamente a Rota do Sol.
Conforme Cypel, a obra será paga com recursos de uma conta reserva da EGR, que serão repostos aos poucos com a arrecadação do pedágio de Flores da Cunha. Apesar disso, a construção não terá impacto imediato na tarifa.
Outras melhorias para a Serra
O plano de investimentos da EGR também prevê a implantação de terceiras faixas na RS-235, entre Nova Petrópolis e Gramado. Segundo Cypel, até o fim do mês serão concluídos estudos a respeito de onde será possível implantar pontos que permitam eliminar gargalos. Em seguida, serão realizadas sondagens para viabilizar a licitação.
A intenção, conforme o diretor, é evitar fazer a ampliação em pontos que exijam corte de rochas e outras intervenções complexas. Dessa forma, é possível utilizar o orçamento para beneficiar mais pontos da rodovia.
A RS-235 também deve passar por melhorias no pavimento junto com a RS-020 e outras rodovias do entorno administradas pela EGR. A licitação para estas obras está em andamento.