Sensibilizar a sociedade para a eliminação de todas as formas de violência é o objetivo do Grupo Mulheres do Brasil, que prepara a 5ª edição da Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas. A mobilização, que ocorre em cerca de 30 cidades do Brasil, será realizada a partir das 9h do dia 4 de dezembro. Essa será a segunda vez que Caxias do Sul fará parte da iniciativa.
Na cidade, a caminhada terá concentração no largo da prefeitura (Rua Alfredo Chaves, 1.333), às 9h. A partir das 9h30min será dada a largada do trajeto, que percorrerá a Rua Alfredo Chaves (passando pelo Júlio de Castilhos) até a Praça Dante Alighieri, seguindo até o Parque dos Macaquinhos. Ao final haverá um pocket show com a cantora Nicolle Lima. Não é necessário realizar inscrição para participar e, mesmo com chuva, a mobilização será mantida.
Os participantes são convidados a vestir uma peça de roupa laranja, cor escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para que uma visão simbólica de um mundo mais positivo seja criada.
Em Caxias, a organização está sob o comando das líderes do Grupo Mulheres do Brasil Núcleo Caxias do Sul, Celiz Frizzo, Júlia Bertoluci e Andrea Varaschin Webber.
— Essa caminhada significa um grande movimento de alerta a toda sociedade sobre a gravidade dos índices de violência contra mulheres e meninas que ainda existem em nosso país e no mundo. Então nos unimos nesta campanha da ONU e chamamos a atenção num movimento pacífico que convida todos a se unirem pelo fim da violência — diz uma das líderes do movimento, Celiz.
Para fazer parte do grupo Mulheres do Brasil basta se cadastrar no site GMDB na seção Junte-se a Nós.