Com a expectativa de reunir mil prefeitos e prefeitas de todo o Brasil, Nova Petrópolis receberá, entre os dias 23 e 25 de novembro, um evento nacional de inovação em gestão municipal. O Smart Cities Park é o primeiro no país com foco neste sentido, com palestras, visitas técnicas e pitchs de negócios.
Segundo o presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) - uma das organizadoras - e prefeito de Restinga Sêca, Paulo Ricardo Salerno, o evento deve tratar das cidades inteligentes - como o próprio nome sugere -, e o objetivo é que o Smart Cities Park torne-se referência no assunto. Além disso, o encontro abordará transformação digital, conectividade e inteligência de dados, no âmbito da educação, saúde, iluminação pública, finanças, procuradoria municipal, energia e gestão de obras.
— Vamos ter a prefeitura de Montevidéu para falar sobre suas experiências na área de segurança, a prefeitura de Santiago do Chile para falar sobre transporte urbano. Também vamos ter São José dos Campos para falar sobre cidade inteligente, porque ela é a primeira reconhecida no Brasil. São muitos cases interessantes — adianta Salerno, que complementa que deve haver representantes de todos os estados brasileiros.
Na terça-feira (25) à noite, no auditório da Famurs, em Porto Alegre, foi feito o lançamento oficial para a imprensa, com a participação de presidentes das 27 associações regionais de municípios.
São consideradas cidades inteligentes aquelas que aliam a tecnologia com o desenvolvimento econômico e sustentável, facilitando a conectividade dos serviços municipais. Não só prefeitos, mas secretários de diversas áreas, como Turismo, Agricultura, Administração, Desenvolvimento e Finanças também podem participar.
— Será um grande parque, em que as atrações são os componentes fundamentais para quem quer pensar e construir cidades do futuro: modernas, sustentáveis, com bons índices de desenvolvimento social e econômico e conectadas com o cidadão — acrescenta o prefeito de Restina Sêca.
No evento, haverá também a divulgação dos vencedores da quarta edição do Prêmio Boas Práticas, organizado pela Famurs. Nesta edição, são 564 projetos, de 222 município gaúchos que concorrem ao reconhecimento em 15 categorias.
Confira a programação na íntegra de palestras
Quarta-feira (23)
Auditório principal:
10h - Abertura do credenciamento
14h - Sessão solene de abertura
16h - Palestra Magna
Quinta-feira (24)
Auditório principal:
9h - O Poder de Inovação do 5G
10h - Inteligência artificial no gerenciamento municipal
11h - Parceria Público Privada como solução de gestão
14h - Governo Digital: desafios e oportunidades
15h - Tecnologia na mobilidade urbana
16h - Gestão Inteligente de Políticas Sociais
Auditório paralelo:
9h - Inovação na Agropecuária
10h - Cidades Inteligentes atraindo o Turismo
11h - Desburocratização promovendo o empreendedorismo
14h - Município Carbono Zero
15h - Tecnologia alavancando a Receita Municipal
16h - Contratações Inovadoras
Sexta-feira (25)
Auditório principal:
9h - Inovação na gestão do saneamento
10h - A tecnologia no apoio à segurança pública
11h - Energia solar e a sustentabilidade ambiental
14h - Rede Nacional de Blockchain
15h - Cidades Empreendedoras
16h - Gov.BR – Experiência da União com o governo digital
Auditório paralelo:
9h - Governança Pública
10h - Cidades Sustentáveis e a Inovação no Desenvolvimento Social dos Municípios apoiado nas ODS
11h - Rede Nacional de Governos Digitais
14h - Consórcios inovando a gestão pública
15h - LGPD
16h - O sistema Financeiro apoiando a Inovação Municipal