A solidariedade e a vontade de ajudar movimentaram o estacionamento do salão paroquial dos Capuchinhos no bairro Rio Branco, em Caxias do Sul, no final da manhã e início da tarde deste sábado (17). No formato drive-thru, a terceira edição da Feijoada da Associação Mão Amiga irá destinar a verba arrecadada para o projeto Mão Amiga Fortalecendo Famílias. Esse é um braço da entidade que compra vagas em escolinhas e paga 50% das mensalidades para famílias de baixa renda, que atendam aos critérios do programa.
Separados em duas filas de carros, os motoristas começaram a chegar por volta das 11h30min para retirar os pratos prontos. Dos 600 ingressos comercializados a R$ 50, só restavam 16 por volta das 13h20min.
— É a terceira vez que compro ingressos porque sei que é para ajudar as crianças. É muito importante ter esse programa para que elas possam ir para a escolinha. Ajuda a família toda — conta a cuidadora de idosos Eloina Reis, 58 anos.
O aposentado Jair Grillo, 56, também comprou o ingresso pensando nas crianças que são contempladas pelo Mão Amiga:
— É para uma boa causa e sei que o programa é bom — afirma.
O advogado Fábio Chitolin, 37, também participa de outras ações.
— É a primeira vez que comprei da Feijoada, mas procuramos ajudar sempre projetos sociais.
A Presidente do Projeto Fortalecendo Famílias, Marta Cagliari e o Presidente do G50 do Bem, parceiro do evento, Ada Basotti, também ajudavam a entregar os pratos.
— Estamos muitos feliz porque nesse ano conseguimos atingir a meta colocar 500 crianças nas escolinhas. O programa ajuda a família toda, e quando eles conseguem aumentar a renda, e seguem em frente, abrem a vaga para que possamos ajudar outros. Os eventos são importantes para podermos manter os projetos — ressalta Marta.
Parte do valor da mensalidade é pago pelo projeto e a outra metade pelas famílias. Marta lembra que são atendidas crianças em situação de vulnerabilidade social, de zero a quatro anos, que não conseguem vagas na rede pública. Aos pais, é exigida a permanência no mercado de trabalho, além de participação em palestras com assuntos relacionados ao principal objetivo do projeto, que é o fortalecimento das famílias.
A entrega dos pratos se encerrou por volta das 13h30min. Além da tradicional feijoada, o cardápio contou com arroz, torresmo, farofa, couve, batata-doce, laranja e sobremesa.