Produtividade alinhada com a saúde e o bem-estar do colaborador. É isso que uma pesquisa feita pelo caxiense, jornalista e filósofo Guilherme Reolon de Oliveira aponta na teoria e vai ser colocada em prática, adaptada com o projeto de Gestão, Liderança e Bem-estar da diretora do Fórum da Comarca de Caxias do Sul, Joseline Vargas. Segundo o pesquisador, o local é o único, dentre os que tiveram o programa apresentado, que aceitou a instalação do programa: o próprio Fórum.
Oliveira conta que está no terceiro ano do doutorado em Ética e que, neste período, vem estudando a relação entre a felicidade, a satisfação e a produtividade no trabalho. Com isso, nasceu o Programa de Gestão da Felicidade. Dos objetivos, estão a criação de políticas de salário emocional, feedbacks, bem-estar e cuidado de si; desenvolvimento de liderança e habilidades gerenciais; desenvolvimento de mecanismos que aumentem conexão, reconhecimento, inspiração, transparência, confiança, desenvolvimento pessoal, autonomia, leveza e alegria; alinhamento da cultura organizacional; e gestão de marca e reputação, ética e responsabilidade social, diversidade e inclusão, sustentabilidade e inovação.
— Eu não queria ficar só na parte teórica, então, busquei aplicar esse projeto, torná-lo prático. Apresentei essa proposta para diversas empresas, houveram muitas negativas. Querendo ou não o pessoal aqui da Serra é muito resistente para pensar a felicidade do colaborador e apresentei também no Fórum, quando a diretora topou — afirma o pesquisador.
Entre magistrados, servidores e estagiários do Fórum, são mais de 400 pessoas que trabalham no local. Após o lançamento do programa, nesta quinta-feira (8), às 16h, no Salão do Júri, o projeto será iniciado com os interessados. O projeto terá duração de um ano e reunirá seminários e workshops sobre questões como saúde física, saúde mental, principalmente após o isolamento durante a pandemia de covid-19, com os colaboradores que demonstrarem interesse em participar da dinâmica.
— O conhecer a si mesmo e o cuidar de si, basicamente são esses dois focos do programa e eu acho que, com essa pequena dinâmica, eu ouvi relatos que as pessoas já começaram a refletir sobre — destaca Oliveira.
Parceira de Guilherme Reolon de Oliveira na iniciativa, a diretora do Fórum caxiense, Joseline Vargas, comenta que seu projeto foi implementado na Comarca de Novo Hamburgo, em 2019, e trouxe "excelentes resultados para todos os envolvidos".
— Através dele, buscamos uma melhora no engajamento e motivação dos servidores, aumentando sua satisfação com o trabalho e, por consequência, melhorando o serviço prestado ao jurisdicionado — pondera Joseline, sobre o objetivo do programa.