Uma idosa foi encontrada morta próximo a um barranco na Rua Vitório Milani, por volta das 14h50min desta quarta-feira (21), em São Marcos da Linha Feijó, no interior de Caxias do Sul. Ela foi identificada como Alcida Pedroni, 79 anos. De acordo com polícia, a Brigada Militar (BM) foi acionada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que já havia atestado a morte da idosa ao chegar ao local. A necropsia irá apontar a causa da morte.
Viúva desde 2009, Alcida morava na comunidade de São Marcos desde que casou, aos 16 anos. Ativa, participava do Clube de Mães e era uma mulher querida por todos, segundo o filho Rogério Pedroni, 54:
— A mãe era uma guerreira, uma batalhadora e um exemplo de pessoa, tanto para família quanto para a comunidade. Ela foi zeladora da capelinha por muitos anos. Era muito amada.
Pedroni conta que, na quarta-feira, por volta das 13h30min, pouco antes do acidente, ela conversou com funcionários da granja da família. Depois de 20 minutos sem a vê-la por perto, começaram a procurá-la pelo terreno. Quem encontrou o corpo de Alcida foi um dos funcionários.
O filho conta que a mãe costumava levar a vaca de estimação para pastar próximo ao local onde ocorreu a queda. Ele afirma que barranco, que tem cerca de 2,5 metros de altura, fica a uma distância de 300 metros da casa onde ela vivia desde a adolescência.
— A mãe tinha uma vaquinha que era o xodó dela e ali perto do barranco tinha um pasto onde ela a levava. Esse era o passatempo dela, o que ela mais gostava de fazer. Não sabemos o que aconteceu, acreditamos que ela caminhou na beira, escorregou e caiu — diz.
Alcida deixa, além de Rogério, os filhos Marcos e Aliandro, os netos Fernanda, Júlia, Thais, Giovana, Fabrício, Laura e Bruna e os bisnetos Guilherme e Leonardo. O velório da idosa ocorre na capela São Marcos da Linha Feijó e o sepultamento está programado para as 17h30min desta quinta-feira (22) no cemitério da comunidade.