A prefeitura de Nova Roma do Sul anunciou nesta quarta-feira (14) que a cidade ganhará uma ponte de ligação com a cidade de Veranópolis, na Foz do Prata. A estrutura era pleiteada há mais de um ano e até foi motivo de polêmica. Ocorre que, em agosto do ano passado, a empresa Creral anunciou a construção de uma pequena central hidrelétrica (PCH) e, diante do investimento, faria melhorias na balsa que liga os dois municípios. Contudo, o Executivo de Nova Roma do Sul entendeu que a construção de uma ponte seria a contrapartida ideal e passou cobrar a viabilização da estrutura.
O projeto de construção da ponte foi apresentado ao Poder Executivo dos municípios na tarde desta terça-feira (13). A estrutura terá 120 metros de comprimento, quatro metros de largura e uma altura total de 15 metros, o que garante que não ficará submersa em caso de enchentes. A capacidade é de 36 toneladas. A construção deve começar em 2024, e a conclusão é estimada para o início de 2025, antes mesmo das obras da PCH. Segundo a prefeitura de Nova Roma, a nova ligação será utilizada pela construtora durante as obras e também pela comunidade.
Com a construção, o acesso à Veranópolis vai sofrer alteração. Como a ponte ficará localizada abaixo da barreira de contenção da barragem da PCH, a estrada de acesso passará pela frente do salão da comunidade da Salete. O ponto onde fica a balsa atualmente servirá de acesso ao lago da usina.
Segundo o prefeito de Nova Roma do Sul, Douglas Fávero Pasuch, a balsa que existe hoje é por concessão e não terá mais contrato renovado a partir da construção da estrutura. Sobre os acessos da parte de Nova Roma do Sul, o prefeito explica que já existe uma estrada, de 1,4 quilômetro, que é antiga e terá que ser melhorada. Além disso, cerca de 1,5 quilômetro de acesso terão que ser viabilizados. O trecho será de chão.
— Nós teremos que negociar com alguns proprietários. Do nosso lado, tenho convicção que não teremos que indenizar ninguém. Será uma doação tranquila. Até porque uma estrada vai valorizar muito as propriedades. E o sonho é tão grande de ter essa ponte que eu tenho certeza que a comunidade vai me procurar para ter essa estrada — prospecta Pasuch.
Ainda segundo o comunicado da prefeitura, como contrapartida, Nova Roma do Sul passará a responsabilidade da cobrança da receita de ISSQN, da parte que compete ao município, para Veranópolis. Já Veranópolis aplicará uma redução da alíquota. Também caberá aos municípios o licenciamento ambiental das novas estradas de acesso.
O custo total estimado pela Creral para a construção é de R$ 5,3 milhões. Além disso, ficou acordado que a cooperativa de energia deverá, já no projeto de licenciamento ambiental da PCH, licenciar também a construção da ponte.