A Hospedagem Solidária entra na reta final em Caxias do Sul. A edição deste ano do projeto que acolhe pessoas em situação de rua termina na próxima sexta-feira (2) e uma missa para marcar o encerramento será realizada no sábado, às 8h, na Catedral Diocesana, A quinta edição começou no dia 25 de junho.
Com capacidade para 75 pessoas, a Hospedagem Solidária teve uma média de 60 a 65 hospedes por dia. Conforme o frei Pietro de São Damião, houve dias com maior procura, especialmente nas últimas noites, quando uma onda de frio chegou à região, derrubando as temperaturas e provocando a formação de geada.
Houve dias, inclusive, com procura além da capacidade, segundo frei Damião. O religioso conta desde o inicio do atendimento, houve muitas pessoas que estavam de passagem pela cidade e utilizaram o serviço. Mas grande parte é de homens que dormem todas as noites na Hospedagem.
— Nosso foco não é o número. Para nós, se fosse um só, já teria valido a pena — destaca o frei.
Embora o projeto finalize as atividades deste ano em uma semana, a organização segue recebendo donativos. Quem quiser, pode doar agasalhos, cobertores e alimentos. As entregas podem ser feitas no prédio da Mitra Diocesana (Rua Os Dezoito do Forte, 1.771, em frente ao Colégio La Salle Carmo, na antiga sede do Cursão, no Centro).
A ação social tem o auxílio dos freis da Fraternidade O Caminho que devem continuar na cidade. De acordo com frei Damião, após o encerramento do projeto, eles irão conversar com o bispo dom José Gislon para encaminhar como será a atuação do grupo no trabalho de evangelização terapêutica na cidade.