Por questões estéticas, de trânsito e de segurança, as secretaria de Obras, de Trânsito e de Urbanismo de Caxias do Sul e a Rio Grande Energia (RGE) realizarão a limpeza de fios inoperantes em postes de energia elétrica na área central da cidade. A partir das 8h30min do dia 16 de setembro as equipes estarão trabalhando em uma ação experimental na Rua Os 18 do Forte, no trecho entre as ruas Alfredo Chaves e Visconde de Pelotas.
A decisão foi tomada na última segunda-feira (15) quando secretários municipais, vereadores, representantes de empresas e entidades e populares debateram sobre a fiação pública. Por conta da recorrência do problema, foi decidido pela limpeza dos fios soltos ou emaranhados dos postes.
Além disso, a prefeitura citou a necessidade de intensificar o atendimento das denúncias da comunidade sobre fios soltos. Um dos principais problemas debatidos na audiência foi a existência de volume expressivo de material antigo desativado, mas que segue acoplado aos postes.
Dessa forma, por não existir identificação de propriedade, a retirada dos fios é proibida, visto que alguns ainda atendem a clientes. Segundo o promotor de Justiça Adrio Gelatti, as operadoras de telefonia detentoras deste material devem ser notificadas para saber se a tecnologia incorporada ainda é usada. Em caso de desuso, é possível notificar as empresas para que estas retirem os equipamentos.
É importante destacar que, segundo norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas de 2012, a altura mínima para a fiação é de cinco metros, considerando que a legislação de trânsito autoriza caminhões de até quatro metros de altura.
Para notificar algum caso de fiação inoperante, basta entrar em contato com o Alô Caxias 156 ou diretamente com a RGE no 0800 970 0900.