Foi confirmado na manhã desta sexta-feira (5) o primeiro caso de varíola dos macacos registrado em São Marcos. Segundo a prefeitura, trata-se de um homem que não tem histórico recente de viagens. Ele teve exame coletado na terça-feira (2) e a confirmação veio no final da semana, pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen).
Ainda conforme comunicado da prefeitura, o paciente está em isolamento domiciliar, sendo acompanhado pelas equipes de saúde do município. Além do paciente, também são monitorados familiares e outras pessoas que tiveram contato com ele recentemente.
A partir da confirmação, a titular da Secretaria Municipal de Saúde de São Marcos, Maristela Lunedo, afirma que começaram a ser intensificadas ações de conscientização e orientação que já vinham sendo adotadas com equipes de saúde desde o alerta mundial.
— Já estávamos orientando profissionais da saúde e agora estamos intensificando junto aos serviços públicos e privados em saúde, alertando também as escolas para que, caso identifiquem os sintomas, nos notifiquem e orientem os estudantes a buscar atendimento. Também estamos divulgando em unidades de saúde a por meio dos canais de comunicação, ao público em geral, informações de prevenção, sinais e sintomas da doença, além da importância da busca por atendimento e do isolamento em casos de sintomas — afirmou.
Conforme a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRS), com este, chega agora a quatro o total de casos de monkeypox na Serra: um em Garibaldi, dois em Caxias do Sul e o mais recente, em São Marcos.