A prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Coordenadoria da Juventude, lançou nesta terça-feira (9) uma cartilha sobre bullying e cyberbullying. O material é disponibilizado para que adolescentes possam entender mais sobre o tema e também lidar com este tipo de situação.
Com o título"Conhecendo para deter: Bullying e Cyberbullying", a cartilha foi apresentada em evento no auditório do Centro Administrativo, que contou com palestra de Gabriela Amato, doutora em Direito e especialista sobre o tema - também transmitida no YouTube.
Criado pela coordenadoria, que está vinculada a Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, o material também quer alertar sobre essa forma de violência.
— Muitas vezes o jovem não sabe como lidar com a situação, nem como detê-la. Por isso, hoje, lançamos o material que servirá também de apoio aos professores e comunidade escolar — afirma Morvan Costa e Silva, titular da Coordenadoria da Juventude.
A cartilha aborda detalhadamente as diferentes formas do bullying e cyberbullying, bem como orienta sobre como denunciar.
— Trabalhar a prevenção ao bullying e ao cyberbullying com os jovens é extremamente necessário, pois, por meio dela, é possível evitar que essas situações aconteçam, em vez de tentarmos minimizar os danos que já aconteceram. Abordar o tema significa dar importância a esses fenômenos e, com isso, informá-los sobre as consequências jurídicas e emocionais que o bullying e o cyberbullying podem gerar — destacou Gabriela, na palestra.
A cartilha está disponibilizada, de forma gratuita, no site da prefeitura de Caxias.