Não foi com o branco da tão aguardada neve, mas sim, da geada que os moradores e turistas viram o amanhecer desta sexta-feira (19) em São José dos Ausentes. A cidade da Serra foi o município mais gelado do Rio Grande do Sul, nesta madrugada, com temperatura de -2,1°C às 5h, e sensação térmica de -10,6°C, segundo a Climatempo. No termômetro de rua, o display mostrava -4°C logo cedinho. A geada deixou os campos mais brancos, assim como o banco da praça e o para-brisa dos carros estacionados na rua.
Esse clima de inverno mexe com os moradores e também atrai turistas para os Campos de Cima da Serra em busca de novas experiências. Dispostos a passar frio e conhecer a neve, os aposentados Susana Odorico e Eduardo Zelada passaram a madrugada dentro do carro, estacionado próximo ao termômetro mais tradicional da cidade. Eles até procuraram hospedagem na cidade, não encontraram e optaram por dormir no veículo quando a temperatura no lado de fora estava abaixo de zero.
— Não teve neve, mas, mesmo assim, valeu a pena. Passar a noite dentro do carro foi quietinho, ligamos o ar, e foi uma experiência muito legal — contou Susana.
Ao longo da noite de quinta (18) e manhã de sexta, muitas pessoas chegavam até a praça de São José dos Ausentes, estacionavam o carro, saiam rapidamente para fazer uma foto e depois retornavam ao veículo para escapar do frio. A sensação de frio também fica evidente em quem está morando há um mês em Ausentes. É o caso do servidor Sérgio Cirilo, que veio do Rio de Janeiro para a cidade após passar em um concurso público para a área de educação.
— Não estou acostumado e está muito frio. Coloquei muita roupa para suportar. Sabia que era uma cidade fria, queria morar em um local tranquilo, e tem sido uma experiência diferente — relatou.
A vontade de passar frio, aliada com a expectativa de neve, movimentou a cidade. A aposentada Nair Babo de Castro, 48 anos, que chegou a São José dos Ausentes acompanhada do esposo, Fabiano, 48, e da filha deles, Nayara, 19. Eles vieram ao Rio Grande do Sul há cerca de um mês, estavam em Porto Alegre, passaram pela região Central do Estado e chegaram nesta semana na Serra para acompanhar a neve.
Nair contou que é um sonho dela ver os floquinhos, por isso fez questão de estar em Ausentes. Onde a família mora, no Rio de Janeiro, faz uma média de 40 graus, inclusive nos meses típicos de inverno.
— Acabei de falar com o meu filho, que ficou, e ele disse lá (no Rio de Janeiro) estava um calor, muito quente e aqui essa temperatura. Pra nós, é muito forte. Viemos preparados com touca, cachecol. Luva não dá porque a gente quer mexer no celular pra tirar foto e mandar mensagem, mas a mão fica dentro do bolso — contou.
Em São José dos Ausentes teve possibilidade para ter nevado na noite de quinta-feira no Pico Montenegro, segundo a Climatempo, mas que não se acumulou. Durante a tarde, a cidade registrou chuva congelada.
Nesta sexta, o tempo abre e não há mais chance de chuva congelada ou neve na região, apenas de geada segundo os meteorologistas.