Geral

Dinheiro a mais
Notícia

350 taxistas estão inscritos para receber auxílio emergencial em Caxias do Sul

Permissionários e auxiliares poderão ser beneficiados com recurso federal até dezembro

Roni Rigon / Agencia RBS
Em Caxias do Sul foram inscritos 244 permissionários e 106 auxiliares aptos a receberem o auxílio

Está previsto para o dia 16 de agosto o pagamento da primeira parcela do auxílio emergencial aos taxistas. Instituído por uma Emenda Constitucional, o repasse federal tem por objetivo auxiliar a categoria a enfrentar a imprevisibilidade nos preços do petróleo e seus derivados. Em Caxias do Sul, segundo a secretaria de Trânsito, 244 permissionários e 106 auxiliares foram inscritos no programa que pagará R$ 1 mil por mês. 

De acordo com o diretor geral da secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana de Caxias do Sul (SMTTM), Cleberson Babetzki a grande maioria dos taxistas do município será beneficiada, ainda que não se saiba informar quantas parcelas cada motorista receberá.

 — A rubrica é um valor geral para todo o Brasil, dependerá de quantos forem cadastrados no país e como se dará o rateio  —  explicou Babetzki. 

Na página oficial do programa Benefício Taxista, o Ministério do Trabalho e Previdência diz prever o pagamento de até seis parcelas, "observados a quantidade de taxistas elegíveis e o limite global disponível para o pagamento do auxílio". 

Pedro Zanrosso / Agencia RBS
Diretor geral da SMTTM, Cleberson Babetzki confirma que a maioria dos taxistas de Caxias do Sul foram inscritos no programa

Entre os critérios necessários para fazer parte do programa, um deles, segundo Babetzki, foi determinante para eliminar os poucos taxistas que não serão contemplados com o benefício em Caxias do Sul. Estar com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em dia não foi problema, mas a condição regular da concessão do táxí até 31 de maio (prazo estabelecido pela Emenda) tirou o recurso de alguns motoristas.

— Se veio regularizar em 1º de junho, ficou de fora — contou o diretor que confirma que auxiliares também serão beneficiados graças à uma portaria que foi incluída no dia 27 de julho.

Mas o governo federal esclarece que o cadastramento realizado pelas prefeituras não garante o pagamento do Benefício Taxista. Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, os dados enviados serão analisados pela Dataprev para identificação dos profissionais elegíveis.

Responsáveis pelo registro dos taxistas, as prefeituras que não conseguiram atender o prazo na primeira oportunidade têm nova chance de inscrever os motoristas com o sistema aberto até o dia 15 de agosto. Taxistas inscritos nesse segundo período receberão o auxílio a partir do dia 30.







GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Gaúcha Hoje de domingo

05:00 - 06:00