Morreu na noite de terça-feira (12) um cão encontrado com queimaduras pelo corpo por funcionárias do Hospital Geral de Caxias do Sul. Inicialmente, a suspeita era que o cão sofria com problemas de pele, entretanto, ao chegar na clínica veterinária, a profissional que o atendeu confirmou se tratarem de queimaduras.
O cachorro foi resgatado pela ONG Instituto Patinhas e ficou em estado grave durante a terça, segundo uma das voluntárias. Natiele Gomes comentou que, provavelmente, alguém ateou fogo no animal há, pelo menos, dois dias, com base no quadro clínico analisado pela veterinária Luciana Guidolin.
Segundo a veterinária que acompanhou o caso, até mesmo a equipe que está acostumada com situações de maus-tratos ficou chocada quando o cachorro chegou na clínica. Além de queimaduras na pele, a língua, as córneas e as narinas foram atingidas. Outras complicações, como insuficiência renal também foram detectadas, em função das queimaduras.
— (Ele) estava sofrendo muito, 'tadinho'. Ele não merecia, nenhum animal merece. Hoje todo mundo chorou lá na clínica, foi muito triste — relata Luciana.
Um boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil e agora tanto as funcionárias do HG quanto a ONG buscam imagens de câmeras de monitoramento que possam auxiliar na identificação de quem possa ter cometido o crime. Quem puder ajudar com informações ou até mesmo com doações para ajudar no custeio da internação do cão pode entrar em contato com a ONG por meio do Instagram ou pelo Facebook Instituto Patinhas Caxias.