O amor e o cuidado são transformadores na vida de qualquer pessoa. E quando são destinados para si mesmo, podem alavancar uma vida. É pensando nisso que o Grupo Mulheres do Brasil Núcleo Caxias do Sul e o Mão Amiga realizam, a cada três meses, o Ciclo do Amor Próprio, buscando auxiliar mulheres em situação de vulnerabilidade social a melhorarem suas condições na carreira profissional através da elevação da potencialidade e da autoestima. A segunda edição ocorre neste sábado (25), no Centro de Formação Mão Amiga, a partir das 13h30min.
A ideia iniciou este ano e será permanente a cada três meses. Os encontros reúnem as formandas dos diversos cursos ofertados no Centro de Formação Mão Amiga e, neste sábado, devem ser recebidas 35 mulheres para atividades com palestrantes voluntárias, que falarão sobre mercado de trabalho, empreendedorismo, imagem e autoestima, além de darem dicas sobre autocuidado e automaquiagem.
No final dessa imersão ao amor próprio, as participantes ainda terão um “Momento Diva”, quando receberão consultoria de moda e, após, ganharão um look completo para o mercado de trabalho, além de calçado, acessórios e kits de maquiagem. Esta ação é chamada de provador solidário.
Para funcionar, o Ciclo do Amor Próprio conta com voluntárias que formam uma rede de apoio para que a mulher possa construir uma imagem profissional e tenha o incentivo ao autoconhecimento e autorresponsabilidade. A iniciativa também conta com o apoio da população em geral, que pode contribuir com doações de recursos para a compra dos kits de maquiagem e também de roupas e calçados de trabalho que estejam em boas condições de uso.
Tanto para uma das líderes do Grupo Mulheres do Brasil, Céliz Frizzo, quanto para a coordenadora do Centro de Formação Mão Amiga, Mara Cristina da Silva, a motivação para a realização do Ciclo é auxiliar as mulheres que já sofrem por estarem em vulnerabilidade social.
— Acreditamos no consumo consciente e na conquista feminina para uma equidade de cargos no mundo corporativo. Por isso nos unimos para proporcionar algo que vai além da formação técnica — destaca Céliz.
Quem tiver interesse em contribuir com roupas, calçados, acessórios e maquiagem em bom estado de conservação pode entregar as doações no Restaurante Popular, na Rua Sinimbu, 96, às terças-feiras, das 13h30min às 15h30min, para Mara Cristina. As voluntárias do projeto também realizam o recolhimento destas doações, podendo ser combinado através dos telefones (54) 99673-6605 (Céliz) ou pelo (54) 99997-1538 (Mara).