O Projeto ProIncluir, desenvolvido por professores da Universidade de Caxias do Sul (UCS) para democratizar o acesso a recursos gratuitos disponíveis na internet, inspirou pesquisadores suíços que decidiram criar um portal semelhante. A iniciativa caxiense permite conhecer mais sobre pessoas com deficiência e tecnologias assistivas, apostando na ideia de que é possível construir uma sociedade em que as oportunidades sejam para todos.
Criado no ano de 2011 pelas professoras da pós-graduação em Educação e pesquisadoras Carla Beatris Valentini e Cláudia Alquati Bisol, o ProIncluir é uma experiência de interação onde são encontrados jogos, desafios, vídeos, animações, entrevistas, textos, etc. O site pode ser acessado de modo completo e leva o público a interagir melhor com os surdos, por exemplo.
— Qualquer pessoa pode acessar o ProIncluir para entender melhor a cultura surda. Estamos acolhendo as Surdolimpíadas. Você já ouviu falar em Cultura Surda? Você conhece a diferença entre Surdez e deficiência auditiva? Sabe que a língua de sinais não é uma mímica? — exemplificou a professora Cláudia.
De acordo com a docente, mesmo que ainda não exista uma ferramenta específica para empresas, o material disponível permite que elas utilizem o ProIncluir para conhecer melhor os desafios vividos pelas pessoas com deficiência, discutir a inclusão em ambiente de trabalho e, dessa forma, estruturar mudanças de atitude, arquitetônicas e comunicacionais necessárias para melhor adaptação de funcionários com deficiências.
Com base no ProIncluir, pesquisadores suíços criaram um portal voltado para a cultura europeia. O portal web suíço engloba a inclusão escolar de alunos com necessidades educativas especiais de natureza informativa e formativa, como apoio à formação básica e continuada de profissionais do setor socioeducativo e escolar e à formação da opinião pública.
Por isso, no dia 16 deste mês, as professoras da UCS, Carla Beatris Valentini, Cláudia Alquati Bisol e Eliana Rela, viajarão para a Suíça para consolidar a parceria entre a universidade brasileira e a Scuola Universitaria Professionale della Svizzera Italiana (SUPSI). A viagem durará 10 dias e acontece a convite dos pesquisadores suíços — entre eles Michele Mainardi, coordenador pela SUPSI, Elisa Geromini, Lorenzo Sommaruga e Nadia Catenazzi.
No local, através de reuniões de pesquisa, oficinas e visitas à escolas, as docentes caxienses avaliarão o portal web suíço. O projeto é um recurso gratuito e complementar na formação de professores. Disponível na web, a plataforma foi desenvolvida com base em uma proposta pedagógica construtivista, seguindo padrões computacionais que permitem sua utilização em diferentes contextos educativos, em situações presenciais de aprendizagem ou a distância e em sua totalidade ou parcialmente.
Sobre o ProIncluir
No contexto brasileiro, o ProIncluir foi criado com o objetivo de inspirar escolas e empresas que tenham o desejo de conviver com as diferenças, compartilhar desafios e encontrar soluções que possibilitem oportunidades para todos. A iniciativa reúne um conjunto de recursos disponíveis na web para aqueles que quiserem investir no potencial que todos têm para conviver, aprender e trabalhar juntos, e pode ser acessado gratuitamente.