A Igreja Católica retoma as tradicionais procissões do feriado de Sexta-Feira Santa, após os consecutivos cancelamentos em decorrência da pandemia de covid-19. E as celebrações alteram o trânsito das principais cidades da Serra.
Em Caxias do Sul, as procissões partem das paróquias São Pelegrino e São Leonardo Murialdo, às 14h, e das paróquias Nossa Senhora de Lourdes e Cristo Redentor, às 14h45min. Elas se encontram na Praça Dante Alighieri, em frente à Catedral Diocesana, de onde parte a procissão do Cristo Morto para percorrer a Avenida Júlio de Castilhos e as ruas Dr. Montaury e Do Guia Lopes.
Para os eventos, a Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) bloqueia o trânsito das ruas Sinimbu, Dr. Montaury e Marquês do Herval logo no início da tarde de sexta-feira. Para dar cobertura ao evento e acompanhar as procissões, o efetivo será de 15 servidores e seis viaturas, que darão suporte às manifestações religiosas.
Em Bento Gonçalves, o feriado que antecede a Páscoa também altera o trânsito devido às procissões das Igrejas Santo Antônio, Cristo Rei, São Pedro e São Roque. No interior, haverá também a procissão da comunidade da Linha Ceará da Graciema, a partir das 17h30min. A celebração sai da gruta até o Morro da Antena para a encenação da Paixão de Cristo. No momento da saída da procissão, haverá bloqueio nos dois sentidos da RS-444.
No centro de Bento, o trânsito das ruas Barão do Rio Branco e Cândido Costa será bloqueado às 16h, para receber a procissão da Igreja Cristo Rei, que ocorre na contramão da Rua Doutor Casagrande até a Benjamin Constant.
Para a 43ª Romaria à Cruz do Salgado, que ocorre às 18h, com saída da Igreja São Pedro, a Rua José Benedetti com Joana Guindani Tonello até a Igreja São Pedro estará totalmente bloqueada e tem previsão para ser liberada às 22h.
E na Paróquia São Roque, a procissão, que ocorre após missa, às 16h, bloqueia o trânsito entre as ruas Ângelo Marcon, Osíres Ferreira Martuscelli, Arlindo Franklin Barbosa e vereador Loreno Menegotto.
Segundo o Departamento Municipal de Trânsito (DMT), todos os bloqueios estarão devidamente sinalizados e monitorados por agentes de trânsito, que indicarão as rotas alternativas.