Por conta dos prejuízos gerados pela estiagem nas lavouras de milho de Caxias do Sul, a coordenação estadual do programa Troca-Troca de Sementes de Milho fixou em 100% o subsídio para quem encomendou sementes de variedades convencionais na safra de 2021/2022. Sendo assim, segundo a informação divulgada pela Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), os produtores que se enquadram nos requisitos estão isentos do pagamento.
Entretanto, a resolução, publicada no Diário Oficial do Rio Grande do Sul no último dia 14 de abril, não inclui as sementes de tecnologia transgênica, que são mais resistentes à ausência de chuvas.
É importante destacar que, segundo o levantamento realizado pela prefeitura de Caxias no período do decreto de situação de emergência, a perda foi de R$ 131 milhões e 70 mil toneladas de diferentes culturas e produção leiteira. Especialmente nas lavouras de milho, a perda foi da ordem de 50%, o que corresponde a 19,5 mil toneladas do grão e um prejuízo de cerca de R$ 30 milhões.
No ano de 2021, o programa Troca-Troca beneficiou cerca de 200 agricultores caxienses com sementes de milho subsidiadas e de ótima qualidade, entre convencionais e transgênicas. Novas inscrições para o programa devem ser abertas a partir do mês de maio ou junho deste ano na Smapa e nas subprefeituras. Para mais informações, o telefone para contato é o (54) 3290-3801.