A perda do fundador e presidente emérito da fábrica de móveis Florense, Lourenço Darcy Castellan, neste domingo (3), deixou a comunidade não só da Serra, mas de todo o Estado, consternada. São muitas as manifestações de carinho e reconhecimento à trajetória do empresário que levou o nome de Flores da Cunha para o mundo. Castellan é velado em Flores e será cremado nesta segunda-feira (4), em Caxias do Sul.
Em nota, a Associação Riograndense de Imprensa - Seccional Serra Gaúcha (ARI Serra Gaúcha) lamentou a morte de Castellan e relembrou seu envolvimento também no ramo da comunicação. Em 1989, liderou um grupo de empresários que adquiriu a antiga Rádio Independência 1370 AM, até então ligada ao Sistema Trídio de Comunicação (STC), de Paulo Triches.
Na oportunidade, a Rádio Independência foi modernizada e passou a ser chamada "Rádio Regional do Veneto", transmitindo em definitivo de Flores da Cunha. O projeto durou até 1995, quando a emissora foi vendida para a Comunidade Oásis, de leigos católicos que mantêm a emissora até hoje como Rádio Mãe de Deus 1370 AM.
Ainda conforme a nota, nos anos 2000, através da sua própria empresa moveleira, Castellan criou um produto editorial: a "Revista Florense", que logo tornou-se uma referência nacional e até hoje é reconhecida pelo seu conteúdo de qualidade.
Pelas redes sociais, várias lideranças também manifestaram pesar pela morte de Castellan e prestaram solidariedade à família. Confira:
"Seu Lourenço, carinhosamente e respeitosamente era por todos chamado, foi mais que um comendador da Brigada, foi nosso padrinho, amigo, um embaixador. Nunca nos disse um não e nunca lhe faltou uma palavra de carinho e motivação a nossa atividade. Foi em uma festa da Florense que em 2004 fui convidado por ele e pelo amigo Beto Finger a trabalhar em Flores da Cunha e, por uma grata satisfação do destino, vim, atuei por 11 anos neste comando e hoje sou um cidadão florense com uma filha nascida nesta cidade. Acompanho muito o que é a Família Florense e sei o quanto sempre preservaram costumes e valores familiares, como carinho, respeito, honestidade, admiração, amor. Sei que o patriarca fará falta para todos, mas devemos lembrar e honrar sempre o seu legado e ensinamentos". Major Juliano Amaral, ex-comandante da Brigada Militar de Farroupilha e diretor da nova Escola Tiradentes.
"A Serra gaúcha se despede de um de seus maiores líderes e empreendedores. Fundador e presidente emérito da fábrica de móveis Florense, de Flores da Cunha, Lourenço Castellan nos deixou ontem (domingo). Fica o legado, no Brasil e no exterior, de trabalho e desenvolvimento". Carlos Búrigo (MDB), deputado estadual.
"O Rio Grande perdeu neste domingo, em Flores da Cunha, um dos mais importantes empresários do setor moveleiro, Lourenço Castellan, fundador da conhecida Móveis Florense". Ana Amélia Lemos, ex-senadora.
"Com tristeza recebi a notícia do falecimento do amigo Lourenço Darcy Castellan um dos últimos empreendedores de uma geração que marcou a economia do RS. De uma fabriqueta de fundo de quintal transformou a fábrica de móveis numa empresa fantástica. Meus sentimentos aos familiares". José Fortunati, ex-prefeito de Porto Alegre e natural de Flores da Cunha.
"Empreendedor e cidadão valoroso, a Serra Gaúcha perde um ícone com a partida, neste domingo, de Lourenço Castellan. Em 2012, tive a alegria de dedicar a ele a Medalha Mérito Farroupilha, na Assembleia Legislativa do RS. Acima de tudo, um grande amigo". Alceu Barbosa Velho, ex-prefeito de Caxias e ex-deputado estadual.