O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) planeja fechar definitivamente o retorno no km 3 da RS-453, no acesso oeste de Caxias do Sul. A alça recebeu barreiras plásticas temporárias em dezembro do ano passado. A medida foi anunciada como um teste, tendo o objetivo de evitar acidentes no trecho entre o Shopping Villagio e o viaduto Campo dos Bugres.
Na tarde de terça-feira e na manhã desta quarta (27), chamou a atenção da reportagem que os blocos estão fora da posição original, inclusive, com espaço suficiente para passagem de veículos de menor porte, como motocicletas. O Daer garantiu que as barreiras não foram mexidas pela equipe do departamento, sendo, possivelmente, tiradas do lugar pelos próprios usuários da rodovia.
A autarquia, contudo, não deu data para que o retorno receba o fechamento definitivo, nem como a obra será feita. Apenas informou que "está prevista a remoção destas barreiras e, após, o fechamento definitivo deste acesso. Uma reunião deverá ocorrer na próxima semana para definição".
A alça era utilizada por motoristas que vinham da direção do shopping e do loteamento Charqueadas e faziam o retorno na RS-453 em direção a Farroupilha. A manobra era considerada perigosa, principalmente à noite, aumentando as chances de acidente. Desde então, com a interrupção, os motoristas são direcionados à Rótula Nelson Bazei, alguns metros adiante, onde o retorno pode ser feito de maneira mais segura, sob o viaduto.
O pedido de alteração no trânsito partiu de vereadores de Caxias do Sul e contou com o apoio da prefeitura. Uma reunião em junho do ano passado, que definiu a alteração, reuniu o prefeito Adiló Didomenico, os vereadores Mauricio Marcon e Maurício Scalco, o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, e o secretário municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade, Alfonso Willenbring Jr.
Melhorias no acesso ao bairro Serrano também estão em pauta
O retorno bloqueado nas proximidades do Shopping Villagio Caxias não é o único acesso viário que tem gerado debate entre as autoridades municipais e o Daer. No início de abril, representantes da prefeitura, do Poder Legislativo e da autarquia vistoriaram o acesso ao bairro Serrano pela Rota do Sol, via Travessão Leopoldina. No local, os motoristas relatam dificuldade de fazer as conversões à esquerda, chegando a esperar até 20 minutos em horários de pico.
Ficou definido que a prefeitura irá elaborar os estudos de melhorias no trecho e fará o encaminhamento do projeto para o governo do Estado. Além do cruzamento do Travessão Leopoldina com a Rota do Sol, também serão elaborados projetos para o cruzamento da rodovia com a Rua Atílio Andreazza. Não foram informadas as datas para conclusão dos estudos.