A Marinha do Brasil interditou, no último domingo (6), duas balsas em Nova Roma do Sul por falta de documentação, do Cartão de Tripulação de Segurança (CTS), além de falta de manutenção, segundo os fiscais. O transporte liga o município às cidades de Nova Pádua e Veranópolis.
Segundo o prefeito de Nova Roma do Sul, Douglas Pasuch (PP), o CTS, certificado de autorização da utilização da plataforma e que garante a segurança das balsas, foi solicitado em novembro de 2020. Entretanto, até o momento, a vistoria para renovar o documento não foi feita. Já em relação à falta de manutenção, Pasuch afirma que os fiscais referem-se à ausência de bandeira do Brasil na balsa, problemas com o extintor de incêndio e que o nome das embarcações não estaria visível.
— Realizamos uma reforma na embarcação para Nova Pádua em novembro de 2019, ela está nova. Amanhã (terça-feira) estaremos na Capitania (Fluvial de Porto Alegre), às 8h para resolver essa questão — garante o prefeito.
De acordo com ele, cerca de 60 veículos são transportados por dia, em cada embarcação, pelo Rio das Antas, entre Nova Roma do Sul e Nova Pádua, o que é considerado um fluxo considerável. Já a embarcação que atravessa o Rio da Prata tem fluxo considerado pequeno. As rotas terrestres alternativas para deslocamento na região são as rodovias estaduais ERS-448, ERS-453 e ERS-437.
A reportagem está tentando contato com a Marinha do Brasil, mas até o momento, não teve retorno.