Disponibilizada pela última vez na edição passada da Festa da Uva, a linha de ônibus exclusiva para os Pavilhões não foi utilizada como o esperado naqueles dias e, por isso, a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) decidiu por não oferecer o serviço na edição deste ano.
Atualmente, para chegar à Festa da Uva com o transporte público a partir do centro da cidade, o visitante precisa embarcar nos ônibus dos bairros Vinhedos ou Pioneiro. De acordo com os horários disponibilizados no site da Visate, os veículos dessas linhas são ofertados em intervalos que não passam de 45 minutos.
Entretanto, o atraso das linhas e a quantidade de pessoas que já utilizam normalmente esses itinerários, chamou a atenção de alguns visitantes, que dizem ter esperado muito tempo para embarcar rumo aos Pavilhões. É o caso do aposentado Idelso Gemelli, 67 anos, que, com a esposa, precisou esperar mais que o normal tanto para ir quanto para voltar da Festa.
— Pra ter acesso aos Pavilhões, o visitante depende de ônibus de linhas de bairros com bastante população. Acho isso uma desconsideração. Para voltar ficamos mais de uma hora na parada junto de um grupo de quase 15 pessoas que também aguardavam — relata.
O retorno da Festa da Uva também é um problema para quem depende do transporte público, já que, segundo a SMTTM, o último horário bairro-centro passa na parada dos Pavilhões por volta das 21h e deixa a pé inclusive expositores que precisam sair mais tarde da festa.
A necessidade de reforço nas linhas ainda não foi comprovada pela SMTTM, que administra a concessão da Visate e determina a ampliação dos horários. Segundo o diretor da secretaria, Eder da Rosa Martini, nenhuma reclamação foi formalizada nos canais oficiais e a própria fiscalização da secretaria não notou demanda durante as duas primeiras semanas da Festa da Uva.
— A gente costuma falar que havendo passageiros podemos colocar até um articulado, mas não podemos disponibilizar uma estrutura que não dê retorno. Precisamos sempre fazer um equilíbrio entre a oferta e a procura. Mantemos reuniões semanais para discutir o assunto e, por enquanto, ainda não recebemos solicitações para reforço nos horários — explicou Martini, que gostaria de receber as sugestões formalizadas para trabalhar com a possibilidade de aumentar as linhas.
Para reclamações e sugestões, a SMTTM atende pelo telefone 156, através do Alô Caxias, ou pelo (54) 3290-3900.