Milhares de pessoas aproveitam o sábado (26) de sol e calor em Caxias do Sul para conhecer as atrações da Festa da Uva 2022. Somente entre 10h e 12h, segundo os organizadores, 10 mil pessoas entraram no parque. À tarde, os principais corredores no Centro de Eventos e nos pavilhões 1 e 2 registravam grande movimentação de caxienses e turistas. Do lado de fora, quem chegava de carro encontrava dificuldade para encontrar uma vaga mais próxima da entrada devido ao grande número de veículos que entraram no parque.
— Está sendo um dia fantástico, com um movimento muito bom, animando quem está aqui no parque. Deu uma chuva fraquinha no início da tarde, amenizando um pouco o calor, mas não impedindo que as pessoas chegassem no parque —definiu o presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva, Fernando Bertotto, que circulava pelo parque durante a tarde para conferir a movimentação.
Com a uva sendo entregue na chegada aos pavilhões, dezenas de visitantes aproveitavam a estrutura em frente ao Centro de Eventos para degustar a fruta antes de iniciar o passeio no parque. Um deles era o motorista Luciano Terres, 39 anos, que estava acompanhado da esposa, Eliane Mello, 37, e da filha Valentina, 6. Morador do bairro Cidade Nova, Luciano conta que decidiu aproveitar o sábado de Carnaval para passear pelo parque.
— Para muitas pessoas, é um feriado prolongado e imaginei que pudesse ter menos pessoas circulando pelo parque. Acho um bom passeio para a família e estamos curiosos para saber o que encontrar e vamos decidir o que fazer para aproveitar — conta ele, que também elogiou a qualidade da uva entregue aos visitantes na entrada do parque.
Quem também aproveitou o dia ensolarado para visitar a Festa da Uva foi a família Resler. O vendedor Maicon Resler, 35 anos, estava acompanhado dos pais, Juarez e Mari. Para eles, é uma tradição visitar a Festa da Uva e escolheram este sábado por ser uma data que todos estavam disponíveis para fazer o passeio juntos.
— É sempre muito bom visitar os pavilhões e estávamos curiosos para conhecer as atrações desse ano — afirma Maicon, que é morador do bairro Nossa Senhora de Lourdes.
Além da degustação de uva, compras e oportunidade de conhecer a gastronomia italiana, a programação nos pavilhões ajudou a movimentar a comunidade. Entre elas, um saguzaço, como foi chamado pelos organizadores. O doce mais tradicional da Serra foi preparado pelo chef Carlos Bertolazzi e servido com creme aos visitantes do evento no Pavilhão.
Para o doce foram usados 120 litros de água, 50 quilos de sagu, 80 quilos de açúcar, 250 litros de vinho e 40 litros de suco de uva, o que rendeu 250 quilos de sagu de vinho.
Do lado de foram, os Jogos Coloniais também puderam ser vivenciados pelos caxienses e turistas. A estrutura que é realizada no interior de Caxias do Sul também foi levada para os pavilhões. Quem aproveitou para experimentar pela primeira vez a modalidade de amassar uvas com os pés foi a pequena Maria Eduarda Andrighetti, de 10 anos. Ela estava acompanhada dos pais, Luciano e Cristiani Andrighetti.
— Eu gostei muito de amassar as uvas com os pés. Foi engraçado, me diverti bastante. Gosto da Festa da Uva, comi muita uva e almocei aqui — conta Maria Eduarda.
O parque segue aberto até 22h. Os ingressos custam R$ 20 e é necessário apresentar carteira de vacinação em dia. O uso de máscara também é obrigatório e é tolerado o não uso apenas nos momentos de consumo da uva. Além da programação nos pavilhões, está previsto mais um desfile cênico musical na Rua Sinimbu. As apresentações iniciam a partir das 20h e o trânsito na via, entre a Alfredo Chaves e a Dr. Montaury, será interrompido a partir das 18h.