A 33ª edição da Festa da Uva também trouxe um termo novo para alguns desavisados: trata-se do pet friendly. Em tradução literal, "amigo dos animais". Na prática, a expressão significa que os animais de estimação também são bem-vindos ao evento, desde que cumprindo a regra básica de circular pelo parque sempre com a guia.
O convívio com os pets em locais fechados, como seria a visita aos Pavilhões, vem evoluindo anualmente. Cada vez mais é possível frequentar locais junto dos pequenos companheiros, que em muitos casos são chamados de filhos pelos tutores. Essa possibilidade é uma tranquilidade a mais tanto para quem visita a Festa, quanto para quem está trabalhando. Marinês Duarte, 60 anos, é expositora desde 1996 e, nesta edição, está acompanhada do pequeno Tom Cruise.
Tom é um spitz alemão (ou lulu da pomerânia), de pouco mais de dois anos. Segundo Marinês, ele é acostumado a viver dentro de casa, na chácara onde ela mora com a família no distrito de Fazenda Souza, e não gosta de ficar sozinho.
— É excelente (poder trazer ele). Ontem (segunda) eu deixei ele em casa, já ficou bem para baixo, ele fica brabo — conta ela, que complementa sobre como é a rotina com o cachorro no parque: — Aqui eu vou no banheiro e levo ele, vou fazer um lanche, levo ele. É muito bom estar com o pet junto.
Marinês chega cedo, geralmente perto das 10h, e sai perto das 20h. Por isso, é importante poder estar com o cachorro nesse período. No estande da loja de confecções a qual ela representa, Tom Cruise tem uma casinha e só sai de lá quando perde a dona de vista ou quando é chamado. Segundo Marinês, apenas no primeiro dia ele deu um susto.
—Ele fugiu, aí ficou apavorado. Agora, ele não me perde de vista, ele fica direto por aqui, na casinha dele. Naquele dia, saímos em três pessoas atrás dele, mas o Tom voltou correndo pelo corredor aqui. Ele ficou muito apavorado e com medo — recorda.
A organização também disponibilizou pontos de hidratação para os cachorros. Um está entre a saída do Centro de Eventos para o Pavilhão 1, com dois potes de água. Além da guia, existem outras determinações que os tutores precisam cumprir, sem esquecer que também é lei a responsabilidade por limpar as fezes dos animais.
São permitidos todos tipos de pets, seguindo as regras:
:: Todos os pets devem ser trazidos obrigatoriamente na coleira (guia);
:: Os pets de grande porte devem estar com focinheiras e são permitidas apenas as raças indicadas na legislação. São elas: mastim napolitano, pitbull, rottweiller e american stafforshire terrier. Raças derivadas destas indicadas também devem estar com focinheira.
:: É liberado trazer para o evento qualquer tipo de pet, além de cães e gatos.