Assim como no sábado, o domingo (27) está sendo de movimento intenso nos Pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul. Na entrada do parque, a movimentação é constante. Um balanço sobre o número de visitantes no fim de semana deve ser divulgado às 18h pela organização.
Vindas de Pelotas, as irmãs Maria da Graça Granero, 70 anos, e Maria do Carmo Stone, 80, acessavam o parque por volta das 13h. Esta é a segunda festa da dupla, que estava feliz por poder trazer o mascote Luan, de 14 anos, que estava confortavelmente posicionado em um carrinho. Embora tenham relatado um pouco de dificuldade para chegar ao parque de carro, estavam ansiosas para conferir as atrações.
— O Luan é ceguinho, está idoso. Agora ficamos tranquilas que pudemos trazer ele — comenta Maria da Graça.
A movimentação de visitantes ao longo do fim de semana também deixou mais contentes os comerciantes. Um estúdio de fotografia de Canoas, especializado em atender o público infantil, já havia atendido cerca de 500 clientes, contando também os registros de sábado. Os profissionais estão divididos em três estandes posicionados em locais diferentes. Para atender a demanda, é preciso ser ágil, já que são, em média, 70 cliques por criança.
— Nos dias de semana, estava um pouquinho mais parado, com mais movimento após as 18h, até porque o pessoal trabalha durante o dia. Mas o movimento do fim de semana está bom — comenta a fotógrafa Daiane das Neves.
Quem aproveitava os cliques era o pequeno Davi, de 2 anos e oito meses. A mãe dele Indiamara Rottini conta que o menino adora posar para fotos. A família, moradora do bairro São Pelegrino, aproveitava o domingo de sol para visitar a festa.
— Estamos gostando de tudo, está bem bonito e organizado. O calor incomoda um pouco, mas mesmo assim está bem movimentado — avalia a moradora de Caxias, acompanhada também do esposo Claudio Rottini.
Em outra banca, o vaivém de pessoas também era nítido. O motivo? O estande oferece lembrancinhas personalizadas da festa. De camisetas a copos e taças com a marca da 33ª Festa da Uva, é possível levar um pouquinho do evento para casa. Os itens temáticos variam de R$ 13 a R$ 55.
O proprietário, Elizeu Carmo Pacheco, 64 anos, conta que a lembrancinha preferida é a camiseta. Ele expõe na festa desde 1996, sendo a edição de 2019 a única que não participou.
— Está saindo legal. O preferido é a camiseta. Mas tem copo, chapéu, tem toalha, lenço.... Tem vários preços, então, ninguém vai embora sem levar sua lembrancinha — comenta Pacheco.
Antecipação de abertura na segunda e terça de Carnaval
Devido ao feriadão de Carnaval, os pavilhões abrem ao público às 10h na segunda e terça-feira, dias 28 de fevereiro e 1º de março. Nos demais dias da semana, quarta e quinta, a abertura dos portões será às 11h.
Na sexta, sábado e domingo o funcionamento do parque é das 10h às 22h.