O monumento em homenagem à padroeira de Caxias do Sul, Santa Teresa de Ávila, que fica no Largo João Batista Grossi, na Avenida São Leopoldo, próximo à BR-116, em uma das entradas da cidade, está danificado. Parte do muro de pedras onde há um letreiro com o nome da cidade cedeu e as pedras estão na calçada, que foi isolada com fitas.
A comunidade de Caxias do Sul tem cobrado providências da prefeitura nas redes sociais em relação ao que considera demora do poder público em recuperar o espaço. Também circulam em grupos de conversas por aplicativo fotografias, de parte do muro que desabou, ainda em dezembro.
O secretário de Obras e Serviços Públicos (Smosp) de Caxias do Sul, Norberto Soletti, explica que ainda não foram feitos os reparos porque é preciso profissionais específicos para atuar na recuperação do muro.
— Estivemos lá para avaliar a situação porque não temos no quadro de servidores do município esse tipo de mão de obra. Temos que contratar profissionais que tenham experiência nesse tipo de trabalho. Encontramos dois na cidade que trabalham com aquela pedra e já contatamos ambos, que nos passaram os orçamentos.
Soletti ressalta que a demora ocorreu porque os profissionais estavam fora da cidade em férias. A obra será realizada com dispensa de licitação, devido ao valor, que gira em torno de R$ 20 mil.
— A obra começará nos próximos dias. A demora é porque há burocracia e processos que devem ser respeitados no serviço público, e precisamos dos profissionais certos para esse serviço. A manutenção da cidade é diária, mas, às vezes, há dificuldade de encontrar profissionais para realizar o que o município precisa.
Sobre o que provocou o desabamento da estrutura, o secretário aponta que os técnicos estão avaliando a possibilidade de infiltração.
Padroeira de Caxias do Sul
A inauguração do monumento, que é uma homenagem à padroeira de Caxias do Sul, Santa Teresa de Ávila, foi em 4 de junho de 2011. A obra foi para homenagear publicamente Santa Teresa, escolhida pelos colonos italianos, no século XIX, como padroeira do que viria ser, a atual Caxias do Sul, e valorizar um símbolo da fé e das origens, no centenário da emancipação do município.
A estátua tem 3,3 metros de altura e foi confeccionada pelo artista plástico Gilmar Pocai com base em uma fotografia que está na entrada da Basílica do Vaticano, em Roma. No trabalho, foram usados concreto, impermeabilizante e verniz. Na mão esquerda, Teresa traz um livro com a inscrição "Só Deus Basta". Na direita, ela segura uma pena usada para escrever.