Com estoques baixos, o Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) pede ajuda para captar doações. Nesta segunda-feira (24), a situação é considerada crítica em seis dos oito tipos sanguíneos. A instituição atende a 49 municípios da Serra, que somam mais de 1,3 milhão de habitantes.
A dificuldade é um problema recorrente em período de férias. Para manter os estoques estáveis, o Hemocs precisa atingir a média de 1,2 mil doadores mensalmente. Devido ao veraneio de início de ano, a média de doadores chegou a apenas 20 por dia.
O assistente social da Captação de Doadores do Hemocs, Rafael Moreira, explica que uma bolsa de sangue pode atender até quatro adultos, ou seis crianças. As doações são destinadas a vítimas de acidentes, cirurgias de grande porte, como cardíacas e neurológicas, além do tratamento de diversos tipos de câncer e outras doenças.
Para doar, a população pode agendar um horário pelo aplicativo WhatsApp no número (54) 98418-8487 ou ligar para (54) 3290-4543 e 3290-4536. Neste momento da pandemia, o Hemocs está atendendo apenas por agendamento, para evitar aglomerações.
O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (sem fechar ao meio dia) e aos sábados das 8h às 12h.
Situação dos estoques nesta segunda-feira (24):
:: O Positivo - 59 - Crítico
:: O Negativo - 5 - Crítico
:: A Positivo - 27 - Crítico
:: A Negativo - 6 - Estável
:: B Positivo - 0 - Crítico
:: B Negativo - 1 - Crítico
:: AB Positivo - 5 - Estável
:: AB Negativo - 1 -Crítico