Pacientes com sintomas gripais, que precisarem de consulta médica pela rede pública de saúde em Farroupilha, devem agendar atendimento previamente. O serviço está disponível pelo telefone 0800-645-7950, das 7h às 19h. O formato, que está vigente desde segunda-feira (24), já havia sido adotado pelo município, até novembro de 2021, sendo agora retomado em função do aumento de casos suspeitos para covid-19.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), até o final da semana passada, a média diária era de 260 atendimentos, ou seja, 152% a mais do que a média que vinha sendo registrada até dezembro (média de 103 atendimentos por dia).
A obrigatoriedade para o agendamento é para quem deseja se consultar no Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19, ou ainda nas unidades básicas de saúde (UBSs) , com exceção da UBS Central. Por outro lado, os atendimentos ambulatoriais junto ao mesmo centro de referência não tem a necessidade de agendamento prévio, e funcionam de segunda a domingo, das 7h às 19h.
— Semanalmente reformulamos as estratégias conforme o cenário. Em novembro a procura estava baixando e os próprios pacientes não estavam mais satisfeitos com o fato de precisar agendar. Agora voltamos a ter alta procura, o ano começou com superlotação. Para se ter uma ideia, já tivemos semana com 1,2 mil atendimentos em janeiro — relata Silvana Lima, diretora da SMS.
Segundo ela, na terça-feira (25), foram realizadas 175 consultas no centro de atendimento, enquanto que outras cerca de 100 pessoas puderam ser atendidas nos bairros, onde há serviço exclusivo no turno da tarde para acolher pessoas com sintomas gripais.
Mudança na testagem
Nesta semana, diante da escassez do material e da incerteza da chegada de novas quantidades ao município, a cidade adotou medidas de controle de uso dos testes antígenos. A prefeitura informa que somente serão aplicados testes – tanto no Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19 como nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) – com pedido médico; entre três e oito dias de sintomas em casos suspeitos; entre cinco e dez dias após contato com alguém positivado (somente se não vacinado ou esquema incompleto), precisando manter isolamento até o resultado. Os testes são aplicados somente sob consulta e solicitação médica.
Conforme boletim mais recente, divulgado na terça-feira, pela SMS, Farroupilha tem registrados 638 casos ativos de infecção por coronavírus.
Ampliação da vacina em crianças
Nesta quarta-feira (26) a cidade ampliou a vacinação para crianças com 11 anos completos. A ação ocorreu até as 11h e será retomada quinta-feira (27), para a mesma faixa etária, no Posto de Saúde Central e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros América, Cinquentenário, São José e Primeiro de Maio, no turno da manhã, das 7h30min às 11h, mediante agendamento telefônico que deve ser feito diretamente com cada UBS.
Ainda conforme dados municipais, mais de 128 mil vacinas já foram aplicadas, sendo 79,6% da população geral com ao menos uma dose, e 72% com o esquema vacinal completo.