A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul decidiu intensificar o trabalho de busca ativa realizado pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde e Vacinadoras (UBSs e UBVs) para a garantia de que o esquema vacinal contra a covid-19 seja completado por quem já recebeu a primeira dose na cidade. A medida foi divulgada no final da manhã desta terça-feira (7), juntamente dos dados referentes ao atraso. Conforme a pasta, cerca de 23 mil pessoas não procuraram a segunda dose no município. Em relação à terceira dose — que é a dose de reforço na imunização contra a doença — são cerca de 25 mil pessoas em atraso.
Para diminuir esse números, a SMS informa que está ampliando o trabalho de rastreio em busca de quem já poderia ter se imunizado completamente. Segundo a pasta, as equipes responsáveis estão realizando um "pente-fino" nas listagens de pessoas que já foram vacinadas, fazendo a busca ativa daqueles que não retornaram para estas aplicações de segunda e terceira dose.
Ainda conforme a SMS estão sendo verificadas planilhas do sistema de informações do Estado e as equipes também estão buscando o contato dos pacientes para não apenas lembrá-los, mas também reiterar a eles a importância de fazer a vacina, para que a cidade chegue em uma alta cobertura vacinal.
Conforme dados do Painel Vacinação Covid-19 da prefeitura, a cobertura vacinal em primeira dose atinge 76,92% da população de Caxias do Sul. Além disso, 64,69% dos moradores da cidade estão com o esquema vacinal completo e 9,37% da população buscou a terceira dose.