Os prefeitos que compõe a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste Gaúcho (Amesne) estiveram reunidos presencialmente nesta quinta-feira (11), em Nova Prata. Entre os temas debatidos, a pandemia foi o principal. As estruturas básicas de saúde para o atendimento de pacientes positivos irá ser mantida. Além disso os líderes municipais reforçaram a posição de contrariedade ao passaporte vacinal. Ainda assim, nenhuma ação está prevista para tentar reverter a decisão estadual.
— Não podemos admitir mais restrições na nossa região, que tem como umas suas principais atividades, o turismo. Temos essa oportunidade de avançar no segmento devido à alta circulação de pessoas de outros Estados, promovendo o turismo interno. Temos que ajudar os municípios a prosperar, com todos os cuidados e cumprimento aos protocolos, mas sem maiores restrições. Sugerimos a manutenção das estruturas da saúde, mas temos também que equilibrar a economia, a renda e os empregos. Já sofremos demais — disse Fabiano Feltrin, presidente da Amesne e prefeito de Farroupilha.
Na área da saúde, os prefeitos também se comprometeram a dar atenção especial à retomada das cirurgias eletivas. O Comitê Técnico Regional também apresentou os dados atualizados da pandemia na região da Serra.
Outro tema deliberado foi sobre os contratos das prefeituras com a Corsan. No entanto, não houve avanço no tema e uma reunião com a Famurs foi marcada para a próxima semana, no dia 16 de novembro.