Os universitários em final de curso passaram por momentos delicados durante a pandemia de coronavírus. Formandos de diferentes áreas tiveram que adaptar não apenas a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), mas também a tão sonhada cerimônia de colação de grau que teve cerimônias online ou presenciais sem convidados.
Em Caxias do Sul, as faculdades programaram eventos presenciais e online para marcar a conclusão da graduação. O Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) retomou os eventos presenciais na metade do ano. Agora a FSG passou a exigir a apresentação do passaporte vacinal do público que irá prestigiar a formatura. A entrada é liberada mediante comprovação da vacina contra covid-19.
No Uniftec, as cerimônias presenciais também foram retomadas no segundo semestre. Os eventos tem turmas menores, seguindo todos os protocolos sanitários. Até o momento foram realizadas três formaturas, sendo que a última ocorreu no sábado (13) e reuniu formandos de diversas áreas. Na Universidade de Caxias do Sul (UCS), as regras e os protocolos também atendem os decretos dos governos municipal e estadual. Entre as principais mudanças está a limitação no número de graduados no palco e de convidados na plateia.
Máscara, passaporte vacinal e distanciamento
O Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) já realizou 12 formaturas desde a metade de 2021. Por nota, a instituição afirma que as cerimônias seguem todos os protocolos de saúde vigentes nos decretos municipal e estadual. O uso de máscara é obrigatório para os formandos, público e profissionais que atuarem na cerimônia.
"As formaturas são realizadas com restrições de público e obedecendo ao distanciamento mínimo exigido por lei. Em todos os eventos é disponibilizado álcool em gel e obrigatório o uso da máscara. Recentemente, a Instituição passou a exigir também a apresentação do atestado ou do passaporte vacinal", diz a nota.
Na UCS, o público segue limitado
Na UCS, as cerimônias presenciais foram retomadas ainda no passado, assim que foram liberados eventos com limitação de pessoas. Algumas formaturas tiveram a presença dos formandos, mas sem público, e em outras apenas poucos convidados puderam participar. A pró-reitora da Universidade de Caxias do Sul, Flávia Fernanda Costa, afirma que os protocolos são os mesmo do ano passado.
Ela explica que o calendário foi estruturado com base na situação de pandemia e regramentos atuais, com previsões de grupos de formandos e as respectivas datas. Caso a pandemia esteja mais controlada e os órgãos oficiais flexibilizem os protocolos para a realização deste tipo de evento, a UCS fará as devidas alterações para adaptar as solenidades observando as possibilidades para o período em questão.
— Trabalhamos considerando o espaço físico e o distanciamento recomendado pelos protocolos de biossegurança. Já temos um cronograma de formaturas e, vamos seguir com a mesma proposta do ano passado porque não temos mudanças nos procedimentos. As cerimônias presenciais são com turmas fracionadas e como dividimos as turmas ampliamos os cronogramas de eventos — explica Flávia.
As formaturas integradas que reúnem vários cursos vão ser realizadas no UCS Teatro. As com contratação de empresas, que são por cursos, serão realizadas no Ginásio I da Vila Olímpica. Os convidados serão recepcionados no hall de entrada.
— O número de convidados depende se a formatura ocorre no UCS Teatro ou no Ginásio. No primeiro são três convidados de cada formando, mas avaliando o número de estudantes que irá colar grau. No Ginásio são cerca de cinco a seis convidados —afirma.
A pró-reitora destaca ainda que esse é um momento especial para os alunos, por isso, a universidade se sente feliz em poder realizar mais formaturas presenciais:
— O que me sensibiliza quando eu vou presidir uma cerimonia é ver a alegria dos jovens e o orgulho da família acompanhando o momento em que eles são outorgados bacharéis e licenciados. Uma trajetória que não é fácil, sabemos da dedicação e do empenho do estudante, mas também do investimento das famílias, elas participam e contribuem da formação, e isso que nem estou falando da questão financeira, mas de todo o suporte e apoio emocional nesta trajetória.
Uma das novidades desse ano é que o Setor de Formaturas promove encontros virtuais para esclarecer as dúvidas de formandos. O link para participar dos encontros online será encaminhado pelo endereço de e-mail do aluno que está se formando. Mais informações podem ser adquiridas pelo e-mail formaturas@ucs.br ou a partir do telefone (54) 3218.2215.
Mesmo com eventos presenciais, seguem as cerimônias online
Apesar do retorno das cerimônias presenciais, as faculdades também mantém eventos online:
— Mantivemos as cerimônias online também para polos EAD e alguns cursos. A instituição flexibiliza esse procedimento para atender os alunos com segurança sem prejuízo da vida acadêmica — afirma a pró-reitora acadêmica do grupo Uniftec, Débora Frizzo.
Na UCS, as cerimônias são transmitidas para quem está em casa acompanhar.
— Ainda temos algumas online, síncronas. Estamos transmitindo todas para que os familiares que ficam em casa, que ainda precisam de isolamento, ou que não puderam comparecer pela limitação possam acompanhar também os formandos — explica Flávia.