“Papai Noel, você gosta de dar presentes para as crianças?”. Como você responderia a essa pergunta da pequena Emanoelly, de 8 anos? Se a sua resposta for sim, então você tem a oportunidade de ser o Papai Noel de alguma criança neste Natal.
A campanha Papai Noel dos Correios foi lançada em Porto Alegre, nesta quinta-feira (11), juntamente com o Selo de Natal 2021 e segue até o dia 10 de dezembro. Oito cidades gaúchas participam do projeto, entre elas Caxias do Sul, Porto Alegre, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Santo Ângelo.
As cartinhas, como a da Emanoelly, já estão disponíveis no site, prontas para serem adotadas por algum Papai Noel ou Mamãe Noela. Os pedidos foram feitos por alunos de escolas selecionadas pelas secretarias de educação municipal e estadual que atendem crianças em situação de vulnerabilidade social.
Assim como em 2020, em função da pandemia, a adoção de cartinhas segue em formato digital, já a entrega dos presentes deve ser feita presencialmente. Para adotar é preciso acessar o site, clicar em “Adotar Agora”, selecionar o estado e a cidade, escolher uma ou mais cartas e informar alguns dados (nome, telefone e e-mail) para registro da adoção no sistema da campanha. Após escolher o pedido a ser adotado, serão exibidas as orientações relativas à embalagem e entrega do presente.
O pequeno Arthur, da turma B do terceiro ano, é simpático ao pedir como o Papai Noel está e garante que está estudando muito. Neste ano, o desejo de Arthur é ganhar um pop it em formato de estrela. O brinquedo de silicone com vários formatos e cores virou tendência em 2021 e pode transformar o Natal do estudioso Arthur.
Em Caxias, os padrinhos e madrinhas natalinos devem levar os presentes até a agência localizada na Rua Sinimbu, 1951. Os Correios destacam a importância que a embalagem seja reforçada para não romper no transporte e que contenha o código da carta escolhida de forma bem legível, porque é por meio desse número que os Correios obtêm os dados necessários para entregar o presente. Quwem deseja contribuir precisa levar o presente até o dia 10 de dezembro.
Em cenários complexos como o dia a dia dos adultos que precisam se preocupar com tarefas do trabalho e diversas contas a pagar, a simplicidade das crianças é sempre surpreendente. A Emanoelly, por exemplo, explica que ama o Natal, já sabe ler e escrever e que gostaria de receber um caderno de histórias.
Já o Yuri, até mesmo desenhou o que gostaria de receber: um caderno de desenho. Em 2020, cerca de 120 crianças, estudantes até o 5º ano de escolas públicas, foram presenteadas pelos adotantes. Neste ano, os Correios ressaltam, em nota, que “nesse contexto com tantos desafios, todas as iniciativas solidárias são ainda mais fundamentais para renovar as nossas esperanças em tempos melhores”.
Além disso, os Correios acrescentam que “o ideal é que todas as crianças que mandaram cartinhas tenham seus pedidos atendidos. Então é muito importante lembrar não apenas de adotar o pedido, mas também de entregar o presente no prazo”. Se, por acaso, depois de ter feito a adoção, a pessoa não puder atender ao pedido, é preciso acessar o sistema e devolver a cartinha, para que ela possa ser adotada por outro padrinho ou madrinha a tempo.