Na semana que antecede o Dia de Finados, entre a próxima segunda-feira (25) e sexta-feira (30), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Caxias do Sul realizará ações de orientação, prevenção e entrega de material informativo em dois cemitérios da cidade.
O objetivo da iniciativa é conscientizar a comunidade a não utilizar vasos de flores com água nos jazigos, uma vez que esses recipientes favorecem a reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika vírus e febre chikungunya.
As ações serão realizadas no Cemitério Público Municipal I e o Cemitério Público Municipal II (Cemitério do Rosário), já que grande parte da população procura fazer a limpeza dos túmulos nas vésperas do feriado de 2 de novembro.
Esses locais são estratégicos e estão no radar da Vigilância Ambiental em Saúde que monitora, durante todo o ano, 205 pontos onde há grande probabilidade de formação de focos do Aedes aegypti, como cemitérios, borracharias e ferros-velhos.
— Mesmo com todo o nosso esforço, a ajuda das pessoas é fundamental para que possamos eliminar os pontos que são criadouros do mosquito. Como nesta semana os cemitérios estarão mais movimentados, vamos mobilizar nossas equipes para orientarem a comunidade e para que elas façam a sua parte pelo bem de todos — explica a diretora técnica da Vigilância Ambiental e Saúde da SMS, Sandra Flávia Tonet.
A orientação é que a comunidade escolha por vasos com as flores plantadas na terra ou areia e também retirem as embalagens que envolvam os vasos e/ou flores. Outra dica é não utilizar plantas que acumulem água nas folhas, como as artificiais e as bromélias, e não deixar sobre o jazigo nenhum outro objeto que possa acumular água.
Os casos de dengue em Caxias do Sul preocupam. De janeiro até agosto, segundo o dado mais recente informado pela SMS, 179 focos do mosquito Aedes aegypti foram localizados no município. Em todo o ano de 2020, foram registrados 27 focos, ou seja, quase sete vezes mais. As regiões dos bairros Cruzeiro, Bela Vista e São Luiz são as que mais têm incidência.
Melhorias em vias que chegam aos cemitérios
Para contribuir com o deslocamento durante o feriado de Finados, as vias próximas aos cemitérios nos distritos e bairros de Caxias do Sul passaram nos últimos dias por ações de remoção de entulhos, coleta de lixo e organização dos espaços.
Também foi feito o patrolamento e a colocação de cascalho. O trabalho da prefeitura iniciou na última segunda-feira (19) e deve ser concluído ao longo da próxima semana.
Orientações para evitar a proliferação do mosquito da dengue
- Limpar com escovação semanal o recipiente de água dos animais domésticos
- Recolher o lixo do pátio
- Colocar o lixo ensacado para ser recolhido pela Codeca
- Recolher pneus inservíveis e armazená-los em locais secos e protegidos da chuva ou encaminhá-los ao Ecoponto da Codeca
- Tampar caixas d’água
- Colocar telas milimétricas em caixas d’água descobertas, reservatórios de captação de água da chuva e nos ralos
- Limpar as calhas
- Semanalmente, lavar e escovar piscinas plásticas, trocando a água
- Eliminar os pratinhos das plantas
Fonte: Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul