Prevista para terminar nesta sexta-feira (29), a Campanha Nacional de Multivacinação de crianças e adolescentes foi prorrogada até 30 de novembro. A recomendação é do Ministério da Saúde.
Em Caxias do Sul, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça que os pais ou responsáveis de crianças e adolescentes até 15 anos podem se dirigir a qualquer unidade básica de saúde (UBS), munidos com a carteira de vacinação. O objetivo da campanha é conferir se há algum imunizante em atraso e atualizar a dose, se necessário.
A campanha inclui 20 vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação, tais como poliomielite, sarampo, rubéola e caxumba. Essa campanha não inclui a vacina contra a covid-19.
Até o início da semana, 7,3 mil cadernos tinham sido avaliados pelas UBSs caxienses e mais de 4,8 mil doses aplicadas. Do público que compareceu até agora, 66% estava com uma ou mais doses pendentes. A maior parte era crianças de 0 a 4 anos (57%).
Aplicação é retomada na quarta (3)
É importante reforçar que não haverá atendimento nas UBSs na segunda-feira (1°) e na terça-feira (2), feriado. O serviço é retomado na quarta-feira (3). Na quinta, a UBS Centenário volta a ofertar os serviços de Atenção Primária à Saúde. Portanto, apenas as UBVs Alvorada e Cristo Operário não farão parte da campanha direcionada às crianças e adolescentes.