O que estava sendo uma manhã tranquila na rotina da babá e cozinheira Luziene Lindoso do Nascimento, 30 anos, se transformou em susto após um acidente doméstico na casa onde ela trabalha no bairro Glória, em Bento Gonçalves. Durante 40 segundos, o cabelo dela ficou em chamas, sem que ela percebesse, enquanto preparava o almoço para as crianças na quinta-feira (16). A cena foi gravada por uma câmera instalada no interior da residência e as imagens divulgadas nas redes sociais.
Bem-humorada, Luziene conta que estava em frente ao fogão para começar a dourar uma cebola, quando precisou se curvar para pegar uma vasilha. Nesse momento, o vídeo mostra o cabelo dela encostando no fogão e é possível ver também o início das chamas em sua cabeça. Em seguida, a babá continua realizando as tarefas domésticas, junta cebolas que caíram no chão e volta ao fogão para mexer outra panela:
— Senti o cheiro de queimado, mas achei que era no avental. Dá pra ver no vídeo que eu passo a mão várias vezes no meu corpo pra ver se era alguma coisa e nunca era nada. Fui me preocupando porque (o cheiro) estava cada vez mais forte e nunca imaginava que era o meu cabelo pegando fogo — explica.
Luziene disse que só percebeu o acidente quando se viu no vidro do forno de microondas.
— Me apavorei na hora porque quando comecei a bater para apagar o fogo começou a cair o cabelo no chão. Foi tudo muito rápido, não sei também como não machuquei as minhas mãos. No momento, não tive muita noção, só percebi a gravidade quando me mostraram o vídeo. Não entendo como demorei tanto para perceber o fogo — afirma.
Apesar do acidente e do susto, ela conta que não precisou de atendimento médico e seguiu trabalhando normalmente naquele dia. Na lembrança, ficou apenas o trauma: toda a vez que sente cheiro de queimado, ela diz que se lembra dos segundos de apuro que passou na última semana.
Natural de Cajari, no Maranhão, e há cinco anos morando na Serra gaúcha, Luziene conta que nunca tinha passado por nada parecido. Agradecida pelo fogo não ter atingido o couro cabeludo, o que poderia ter causado um acidente com mais gravidade, ela disse que ainda não sabe o que fazer para recuperar o cabelo.
— Fiquei igual aquele palhaço Bozo, com cabelo dos lados e nada em cima. Queimou tudo, ficou bem curtinho o que restou. Mais um pouco tinha pego na minha cabeça.