Desde a semana passada, a Secretaria da Saúde de Caxias do Sul está mobilizada a convencer o público jovem a se vacinar contra a covid-19. Para isso, já promoveu ações em estádios de futebol e em parques. A ideia é ir aonde essa população está e em horários alternativos das unidades de saúde. A mobilização mais recente ocorreu na noite desta quinta-feira (2) e se repetirá na sexta, a chamada "Vacinight". Pessoas de 18 a 40 anos puderam se imunizar em frente à cervejaria La Birra, a partir das 18h.
Por volta das 17h45min, já havia jovens chegando para buscar a dose. A primeira da fila, a auxiliar de saúde bucal Thaís Colesso, 25 anos, tinha um motivo ainda mais especial para se proteger do coronavírus. Recentemente, em um intervalo de dois meses, ela perdeu dois primos para a doença, o que abalou muito toda a família.
— Tem muita gente que não teve essa oportunidade que nós tivemos — diz a jovem, que já havia buscado o imunizante em outras três oportunidades, mas desistiu em função das filas e do compromisso com o trabalho.
Já a vigilante Mariane Rosa Ribeiro, 31, deixou o medo de lado e aproveitou para se proteger:
— Fiquei enrolando porque não gosto muito de agulha, mas uma hora a gente tem que fazer. Mesmo que a gente não se preocupe com a gente, temos que nos preocupar com a nossa família — afirmou, logo após ser imunizada.
A vacinação prossegue até 19h45min em frente à cervejaria, localizada no bairro Exposição. Após, das 20h15min às 22h, é possível encontrar a primeira dose em frente ao Spy Bar, na Avenida São Leopoldo, 1.115.
Na sexta-feira (3), pessoas de 18 a 40 anos podem se vacinar em frente ao Complexo Fabbrica, das 18h às 21h, na Rua Nelsom Dimas de Oliveira, bairro Nossa Senhora de Lourdes. Também prossegue a oferta em unidades vacinadoras e pontos parceiros ao longo do dia.