Faltando pouco mais de três meses para uma das datas mais esperadas do ano, a programação natalina começa a se desenhar em Caxias do Sul. Ainda não há expectativa de investimento, nem mesmo período de realização, mas um desejo é compartilhado pelos envolvidos: a vontade de resgatar a magia do Natal após quase dois anos marcados por perdas, incertezas econômicas e isolamento social. A intenção é, também, retomar atividades tradicionais que fizeram sucesso no passado e foram se perdendo, principalmente, ao longo dos últimos anos, como a decoração de casas e de lojas, que coloriam as ruas da cidade no mês de dezembro.
Um primeiro encontro entre prefeitura, entidades, clubes e empresas de Caxias ocorreu na semana passada. Cerca de 30 ideias foram compartilhadas e ajudarão o Executivo a formar o cronograma de atividades — levando em consideração ainda o cenário de pandemia. Dentre as ações debatidas e vistas com bons olhos estão o resgate de concursos de melhor decoração de casas e vitrines do comércio; descentralização da programação, com atividades em bairros e no interior; passeios de Papai Noel sobre carros antigos e caminhões; iluminação de prédios, monumentos e igrejas; apresentação de corais, entre outras.
Segundo a secretária da Cultura, Aline Zilli, novos encontros ainda devem ocorrer antes do fechamento da programação de Natal.
— É uma soma de esforços, um momento de construção mais coletiva para que a gente consiga dar conta de atender a vontade de todos, dentro da nossa capacidade financeira. Na reunião, ficamos todos muito saudosos daqueles Natais em que saíamos para ver as casas, as vitrines. Pensamos muito em como resgatar esse sentimento — comenta a secretária da Cultura.
Para a gerente executiva e coordenadora de comunicação do Sindilojas de Caxias, Lisandra De Bona, o resgate do espírito natalino também significa um alento ao comércio, um dos setores que mais sofreu com a pandemia, principalmente, no ano passado.
— Quando a gente fala em resgatar o espírito natalino, o Sindilojas, pensando no comércio e em tudo que a gente passou, acabamos tendo um olhar também para a troca de presentes, algo saudável. Precisamos muito disso, que a comunidade tenha esse sentimento de pertencimento, que as pessoas saiam às ruas e vejam os enfeites, as luzes. Unindo esforços, acreditamos que podemos fazer um Natal bem bonito e focado nas famílias — diz Lisandra, que esteve na reunião com a prefeitura representando o Sindilojas.
Relembre algumas comemorações natalinas
Nos últimos anos, a decoração natalina, tanto de ambientes públicos como em residências, foi ficando mais enxuta e menos priorizada em Caxias do Sul. Iluminação, enfeites, pinheirinhos e outros adereços se tornaram minoria e em pouco lembram as chamativas luzes da década de 1990 e do início dos anos 2000.
Década de 1990
A decoração de casas e estabelecimentos comerciais era um dos pontos fortes da programação do Natal Brilha, Caxias na década de 1990 e transformava o visual da cidade. Havia até concurso e premiação para os moradores que mais embelezassem seus lares. Em 1996, por exemplo, os três primeiros lugares de cada categoria foram premiados com uma serenata de músicas natalinas. A inscrição era feita pelo próprio morador, e os caxienses podiam votar na sua decoração preferida. Além de participar da escolha, os moradores ainda concorriam a 10 bicicletas. A última edição das competições ocorreu em 2013, quando a programação caxiense premiou as casas e condomínios mais bem decorados.
2017
A programação do Natal Brilha, Caxias de 2017 teve a inauguração do novo chafariz na Praça Dante Alighieri e foi marcada, principalmente, por apresentações musicais de coros e corais. Consideradas intimista e simples pela própria Secretaria da Cultura, a celebração e a decoração tiveram baixo investimento por conta da situação financeira do município à época.
2018
Com mais de 40 atrações culturais, o Natal Caxias Mais Presente manteve as tradicionais decorações na Praça Dante Alighieri, com instalação de uma árvore de 11 metros no centro do chafariz, além de pórticos com enfeites e luzes. O investimento por parte da prefeitura foi de cerca de R$ 190 mil. A programação seguiu de 1° a 23 de dezembro.
2019
A programação natalina foi mais enxuta, com cerca de 20 atrações culturais e artísticas. A festividade chamada de Natal Caxias Mais Feliz teve cinco dias a menos de atividades, na comparação com 2018. Com investimento de cerca de R$ 188 mil, a decoração, diferentemente de outros anos, ficou mais concentrada nos arredores do centro administrativo, com árvore, presépio, palco para apresentações e cadeira do Papai Noel. Naquele ano também o Executivo rompeu a parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caxias do Sul para decoração da Praça Dante Alighieri e outros espaços públicos. A CDL, então, investiu recursos em seis programações em igrejas diferentes e na decoração de lojas.
2020
Diante da pandemia do coronavírus, as atividades de Natal ganharam espaço, principalmente, no formato online, nas redes sociais da Secretaria da Cultura, com uma série de 10 vídeos sobre a preparação do Papai Noel. As poucas ações presenciais, permitidas pelo sistema de bandeiras do governo estadual, se concentraram nas interações de duendes nas ruas centrais de Caxias e na apresentação itinerante do Coro Municipal pela Rua Sinimbu, ao fim da programação, no dia 23 de dezembro.