A vacinação contra a covid-19 ampliada para a faixa dos 19 anos nesta terça-feira (24), em Caxias do Sul, não registrou alta movimentação nos postos da cidade. Desde as 8h, 21 unidades básicas de saúde (UBSs) e vacinadoras (UBVs) atendem a este público com aplicação da primeira dose. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) não possui ainda o levantamento de quantas pessoas desta faixa buscaram os postos nesta manhã.
Logo cedo, não havia formação de longas filas, como registrado em outras faixas etárias, e os profissionais da saúde que atuam nas unidades verificadas pela reportagem afirmam que a movimentação maior é esperada para o final da tarde. A partir do meio-dia, o serviço de aplicação ganha reforço dos chamados pontos de apoio, que vacinam em primeira dose pessoas de 19 a 29 anos. Até então nove locais funcionavam na cidade e, a partir de hoje, um novo ponto será aberto no bairro Cidade Nova. A aplicação será das 12h às 17h, na RS-122, em frente à empresa Sanmartin.
Na UBS Cruzeiro, cerca de 10 pessoas da faixa dos 19 anos aguardavam pela aplicação por volta das 8h30min. Em silêncio, Jéssica Benedet, 19, aguardava sua vez contendo a emoção de estar prestes a receber a primeira dose. Após aplicação, declarou:
— É uma emoção muito grande, dá até vontade de chorar porque eu esperei muito por esse momento, acho que a gente tem que ter a empatia de se vacinar porque não é só pela gente, é pelos outros também.
Eduardo Trentin, 19, também recebeu a primeira dose nesta manhã, após ser convencido por familiares e amigos da importância da imunização.
— Eu pensei em não fazer, porque não peguei covid-19 até agora e tinha medo da reação. Mas aí me disseram que é bom fazer, que é importante ter como garantia, então acabei vindo — comentou.
Em uma fila paralela, caxienses também buscavam a segunda dose nesta manhã na UBS Cruzeiro. Carla Regina da Silva, 49, trabalha em escola de educação infantil e sentiu alívio em completar o esquema vacinal.
— Me vacinei no grupo de profissionais da Educação e pra gente que trabalha com criança é um alívio muito grande estar imunizada — afirmou.
Alívio e descontração
Das cerca de 20 pessoas que aguardavam na fila da UBS Esplanada por volta das 9h, o morador do bairro Kayser, Bruno Damaceno, 19, se destacava. Ele vestia um boné com um rosto de jacaré, confeccionado especialmente para o dia que ele tanto esperou.
— É um momento que está todo mundo esperando, a gente está em casa há muito tempo então isso se torna bastante simbólico, uma mudança pra melhor — conta o estudante de biotecnologia.