O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que a população de Caxias do Sul chegou a 523.716 mil habitantes em 2021, um avanço de 1,2% sobre o ano passado. A cidade é única do Rio Grande do Sul que ultrapassa essa quantidade de moradores, além d de Porto Alegre. Os dados foram divulgados na sexta-feira (27), com a data de 1º de julho como referência.
Os outros dois maiores municípios da região também têm estimativa de crescimento na população neste ano. Em Bento Gonçalves, são 123.090 moradores, aumento de 1,06%. Em Farroupilha, são 73.758 habitantes, o que representa 0,95% de incremento na população. Clademir Guielcer De For, coordenador de área do IBGE em Caxias, destaca que os municípios estão crescendo menos, como um movimento que acontece em todo o Estado:
— Existe uma projeção de um momento nas próximas décadas que o Estado não vai mais crescer, vai até reduzir. É um indicativo. O que acontece? Se o Estado está crescendo menos, os municípios vão acompanhar.
Ele pontua ainda que nos municípios de abrangência do escritório do IBGE em Caxias, Serafina Corrêa e Nova Prata foram os que mais tiveram acréscimo populacional — na área de todo o nordeste do Rio Grande do Sul, Tupandi está na frente, com um aumento de 1,62% - passou de 4.939 pessoas em 2020 par 5.019 habitantes em 2021. Por outro lado, União da Serra foi a cidade que mais reduziu de população, repetindo o índice de -3% registrado no ano passado - de 1.118 habitantes em 2020, passou para 1.084 neste ano. Os motivos para isso devem ser melhor compreendidos a partir do Censo 2022, uma vez que o levantamento do ano passado foi adiado.
Segundo o IBGE, as populações dos municípios foram estimadas por procedimento matemático e os efeitos da pandemia não foram incorporados na projeção devido à ausência de novos dados de migração, além da necessidade de consolidação dos números de mortalidade e fecundidade.
A população brasileira não tem uma contagem oficial desde 2010. Para o coordenador do IBGE em Caxias, existe um prejuízo social e econômico neste cenário. Um exemplo: as estimativas de população para vacinação contra a covid-19 por faixa etária estão defasadas, porque conta-se com dados de mais de uma década atrás para projetar quantos devem ser imunizados.
As estimativas populacionais municipais são um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para o cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios e são referência para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos.