A prefeitura de Caxias do Sul ampliou a possibilidade de público nos shoppings da cidade de 30% para 50% da capacidade prevista no alvará ou no Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI). A medida é uma adequação à alteração feita nos protocolos variáveis de combate à pandemia aprovada pela Associação dos Municípios da Encosta Superior Nordeste (Amesne). Essa mudança nas regras ocorre depois que a região deixou a situação de alerta no modelo 3As do governo do Estado, no dia 14 deste mês.
O decreto municipal publicado na última quinta-feira (22) também permite o funcionamento das lojas de conveniência de postos de combustíveis até a meia-noite (antes era até as 22h), mas mantém a proibição de consumo de alimentos e bebidas nas áreas externas desses estabelecimentos e as aglomerações.
Foi determinado ainda o horário para os eventos infantis, sociais e de entretenimento até a 1h, com limite de duração de até seis horas. Segundo o diretor de Fiscalização da prefeitura, Rodrigo Lazzarotto, esse tipo de evento não era citado entre os demais que já tinham regramento definido.
A prefeitura também determinou o retorno dos servidores municipais ao trabalho presencial, exceto aqueles que integram grupos de riscos. Quanto ao atendimento, não é mais preciso agendar.
Essas novas regras já estão valendo.