As paisagens na área rural de Cambará do Sul amanheceram com um visual diferente: cobertos de neve, os campos atraíram os olhares de turistas que registraram em fotografias e vídeos o momento que é vivido por muitos pela primeira vez. Na área central da cidade dos Campos de Cima da Serra não foi diferente. O termômetro que fica no local é um dos cenários disputados pelos visitantes.
Natural de Pelotas, o casal Francine Mesquita, 28 anos, e Tcharles Mesquita, 27, registravam em fotos os resquícios da neve que caiu na quarta-feira (28) e a temperatura negativa no sensor.
— Já tínhamos programado a viagem no sábado e fomos surpreendidos pela neve. É um sonho de infância realizado. Me sinto na terra do Papai Noel — conta a professora.
Assim que saíram da frente do termômetro, outro casal com a filha pequena ocupou o espaço fazer fotos. O pedreiro Marcelo Olbermann, 34, a professora Raquele Olbermann, 30, e a filha Milena Olbermann, 4, são de Pinhalzinho (SC) e aproveitaram as férias para visitar a cidade gaúcha.
— Estamos amando. Queríamos ver neve e até pensamos em ir para Urubici, na Serra catarinense, mas decidimos vir para cá e foi um presente. Está muito lindo — anima-se a professora.
Ali perto, na placa com o nome do município, também havia turistas que não queriam perder nenhuma com neve nesta manhã. Zélio Quadros Neubert, 54, era um dos visitantes que aguardava o momento de fazer uma foto. Ele é de Terra de Areia e chegou na cidade na quarta de motorhome em busca da neve:
— Vim ver a neve. Nunca tinha visto com essa intensidade. É muito lindo.
De acordo com a Somar Meteorologia, a mínima registrada logo cedo em Cambará do Sul, por volta das 7h, foi de -2,5°C. Por volta das 10h, a temperatura era de O°C graus e a máxima não deve passar dos 7°C à tarde.
Hotéis e pousadas lotados
Com a previsão de neve ainda na segunda-feira (26), a procura por hotéis e pousadas aumentou e movimentou a cidade, reduto turístico pelas belezas naturais dos cânions. A ocupação da rede hoteleira, segundo o secretário de Turismo de Cambará do Sul, Tiago Lima, é de 90% nesta quinta.
Mariluci Joaquim da Silva, gerente do Center Cambará, conta que a procura por reservas começou na semana passada.
— Ontem (quarta-feira) não tínhamos mais vaga. Já estávamos com a ocupação máxima, dentro do limite previsto pelas medidas de distanciamento.
Beatriz Isoppo Trindade, proprietária da Corucacas, uma das pousadas de turismo rural do município, onde há a área de camping, também comemora:
— A pousada está lotada. Temos muita procura ainda por vagas. Há turistas do Estado e também do Rio de Janeiro e de São Paulo.
No Hostel Cape Town, a ocupação quase que total (70%) também é vista como positiva pela proprietária:
— Estamos mantendo todos o cuidados para não ocorrer aglomerações. Prefiro ter um número menor de hóspedes bem atendidos e felizes — diz Renita Licks, explicando que o local é rígido com o distanciamento entre os hóspedes, faz higienização frequente dos espaços e indica o uso de máscara como obrigatório.