A comercialização de produtos orgânicos e que era realizada todas as quintas-feiras na Rua Alfredo Chaves — junto ao Pórtico da Prefeitura de Caxias do Sul, no bairro Exposição — não será mais realizada a partir da próxima semana. A edição que se somava a outras duas Feiras Ecológicas da cidade ocorria desde o início de 2019 e contava com a participação de quatro feirantes que optaram pelo encerramento das atividades no local tendo em vista a redução do movimento e o ao aumento de custos, especialmente para deslocamento.
— A pandemia colaborou para reduzir mas principalmente nos últimos dois meses começamos a estudar como proceder pois o movimento estava 50% mais baixo e estava ficando inviável manter a atividade, principalmente para os feirantes que vinham de fora, pelo alto custo com combustível — relata o representante do grupo, Alexandre Luiz Reche.
Segundo ele, os feirantes de Picada Café e Ipê optaram por darem continuidade nas feiras que realizam em seus municípios e, de Caxias do Sul, apenas Reche continuará na atividade, mantendo sua participação na Feira Ecológica dos sábados, realizada na Praça das Feiras.
— Lá a feira ocorre há mais de 20 anos e tem mais de 20 feirantes, é mais encorpada, chegando a receber cerca de mil pessoas por edição. Teve certa redução de público em função da crise na pandemia, mas com bem menos impacto — afirma o produtor.
— Na Alfredo Chaves, em função da realidade que vivemos lá, foi necessário encerrar, para que pudéssemos focar em melhores resultados em outros locais, também. Uma pena porque era mais uma forma de disponibilizarmos alimentos dignos, sem uso de produtos químicos — lamenta.
O titular da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), Rudimar Menegotto, também lamentou o encerramento das atividades, mas declarou que compreende as dificuldades dos feirantes.
— Era uma feira que ocorria há menos tempo e que em virtude da própria demanda se tornou inviável — observa Menegotto.
Segundo ele, o apoio à agricultura orgânica está entre as prioridades da Smapa e, sempre que possível, é prestado auxílio aos produtores que vêm enfrentando aumento de custos de produção. Ele afirma, ainda, que nesta semana a secretaria confeccionou placas indicativas para sinalizar as feiras realizadas na Praça das Feiras, atendendo a pedido dos feirantes.
A edição do bairro São Pelegrino continua sendo realizada normalmente, todos os sábados, das 6h30min às 11h30min. Às quartas-feiras, a Feira Ecológica ocorre no Bairro Nossa Senhora de Lourdes, na Rua Santos Dumont, das 11h às 16h30min.