Ainda é incerta a data de chegada das doses da vacina Janssen à Serra. Na semana passada, a Secretaria Estadual de Saúde chegou a divulgar o quantitativo que cada município receberia do imunizante a partir desta semana. Porém, nesta segunda-feira (14), o Ministério da Saúde informou o adiamento de um lote de 3 milhões de vacinas que pousaria no Brasil na terça-feira (15).
A expectativa é de que o carregamento chegará ainda nesta semana ao país, em três remessas diferentes. Para a Serra, devem vir 17.915 doses, mas sem data definida.
Outra questão se refere à validade das doses. A informação era de que os lotes estariam próximo da data de vencimento (27 de junho), o que exigiria mais agilidade na logística de distribuição aos municípios e, posteriormente, na aplicação na população.
O imunizante da Janssen é o único oferecido em dose única e aprovado no país.
— Hoje (segunda-feira) tivemos uma capacitação quanto o uso dela, mas não foi divulgado nada acerca da vinda. Ainda consta para nós essa situação de pendência. Não está certo quando e como ocorrerá essa entrega _ afirma a titular da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRS), Claudia Daniel.
Sobre a durabilidade das vacinas, Claudia explica que também não tem nada oficializado a respeito de quanto tempo os municípios terão para oferecer as doses à população:
— A gente vem articulando com os municípios para que assim que chegar que já seja feita a aplicação. A programação é essencial para os municípios, mas agora está incerto ainda — diz a titular da 5ª CRS.