A estação mais fria do ano começou oficialmente às 00h32min desta segunda-feira (21). O dia que marca a chegada do inverno amanheceu com céu encoberto e com neblina em grande parte da Serra. Por volta das 9h, o sol apareceu em algumas áreas, mas a previsão é de instabilidade ao longo do dia. Segundo a Somar Meteorologia, o avanço de uma frente fria pela costa gaúcha, aliada a um sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai, pode provocar chuva na região.
O frio, claro, também marca presença nos municípios serranos. O amanhecer foi gelado na maioria das cidades, com temperaturas na marca dos 5°C durante a madrugada. As mínimas, contudo, foram mais altas que alguns dias da última semana. À tarde os termômetros não passam dos 17°C na Serra. Em Caxias do Sul, o dia pode ter chuvas intercaladas com períodos de tempo nublado. O sol apareceu por volta das 9h15 e dissipou a neblina das primeiras horas desta segunda. Nas cidades do Campos de Cima da Serra, os termômetros oscilam entre os 5°C e 15°C.
A frente fria se afasta do RS na terça-feira (22), mas os ventos úmidos que sopram do oceano contra a costa ainda deixam o tempo instável. Na Serra pode chuviscar pela manhã. A tendência é que o frio se intensifique ao longo da semana. Ainda segundo a Somar Meteorologia, de duas a quatro frentes frias vão passar pelo Estado entre os dias 21 e 28, o que deixa o clima mais frio.
A passagem dessas frentes frias será comum em todo o inverno no Rio Grande do Sul. De acordo com Celso Oliveira, meteorologista da Somar, esse cenário vai contribuir para uma sensação térmica no tom do inverno.
— A previsão é de temperatura dentro da média, com pouca oscilação e entradas frequentes de ondas de frio — explica Oliveira.
Já segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as médias mínimas paras os meses de julho, agosto e setembro vão ser entre 4° e 8°C, enquanto que as médias máximas terão variação entre 14° e 16°C.