Fiscais de trânsito de Caxias do Sul terão à disposição 10 novos etilômetros (o popular "bafômetro") para o combate à embriaguez ao volante. Os aparelhos se somarão ao sete já existentes e permitirão reforçar as operações e também a verificação de motoristas envolvidos em acidentes. Eles também são exibidos em palestra da Escola Pública de Trânsito.
Os medidores atualmente em uso foram adquiridos entre 2010 e 2014 e demandam manutenção frequente devido ao uso intenso. O custo para o reparo chega a R$ 12 mil ao ano, em média. Com os novos etilômetros, a expectativa é reduzir a intensidade de uso e, consequentemente, a necessidade de reparos.
Outra justificativa é de que a quantidade atual é insuficiente se comparada à frota da fiscalização. São 13 veículos e 19 motos e o ideal seria um bafômetro por equipe. Com a nova aquisição, 13 aparelhos ficarão de forma permanente com os veículos e os quatro restantes ficarão à disposição das equipes que atuam nas motos.
— Os que temos aqui estão em condições, mas são antigos. A compra nos permite ter uma condição de reserva. Teve período que ficamos com apenas um porque os outros estavam em manutenção ou aferição (ajustes para medir corretamente). Esse risco não podemos correr. E a manutenção demora, tem que ir para Porto Alegre — explica o secretário de Trânsito, Alfonso Willembring.
Aos poucos, a pasta também pretende voltar à normalidade com as operações de fiscalização, como a Balada Segura. Desde o início da pandemia, os fiscais tem se concentrado principalmente no auxílio às equipes que combatem aglomerações. Contudo, algumas ações para verificar embriaguez ao volante já foram realizadas.
— Fizemos alguns testes e flagramos de 15 a 20 motoristas embriagados em uma única noite. Me parece que regrediu um pouco (os cuidados). Aos poucos estamos retomando — afirma Willembring.
O valor dos 10 etilômetros depende das propostas dos fornecedores, mas está estimado em cerca de R$ 80 mil. A entrega deve ocorrer em até 60 dias após a assinatura do contrato, o que não tem prazo para ocorrer.