A Vara Criminal de Farroupilha destinou, no dia 14 de maio, R$ 267.834 da conta de penas alternativas da Comarca de Farroupilha para o Hospital Beneficente São Carlos. Os valores são acumulados durante o ano. As condenações alternativas são mais leves, como a prestação de serviços à comunidade, prestação pecuniária (doações de cestas básicas em valores), restrição de frequência a determinados locais e suspensão de direitos. Os valores são enviados para uma conta e, depois, destinados à comunidade por meio de projetos.
De acordo com o juiz da Vara Criminal de Farroupilha, Enzo Carlo di Gesu, normalmente é feito um edital para várias entidades concorrerem ao valor. Mas, com a pandemia, não foi possível seguir essa normalidade. Entretanto, é permitida a destinação de verbas emergenciais.
— Neste caso eu busquei entender o que estava precisando de mais auxílio na comunidade. Entramos em contato com o hospital e verificamos que estavam precisando de insumos para o combate à covid-19. Participei de uma reunião com a diretora do hospital, que salientou que precisavam muito e, então, ela fez um projeto completo para a aquisição dos equipamentos, que era o mais urgente no momento — relata o juiz.
A verba foi destinada para a compra de materiais descartáveis e equipamentos de proteção individual, medicamentos hospitalares e gases medicinais para o enfrentamento da pandemia da covid-19, diante do aumento expressivo de pacientes, o que acabou ampliando o consumo de insumos e medicamentos hospitalares.