Neste ano, Caxias do Sul enfrenta uma infestação de focos do mosquito responsável por transmitir dengue, zika vírus e febre chikungunya. Até o momento, 163 criadouros de aedes aegypti foram encontrados na cidade. Para se ter uma ideia de como esse número é alarmante, em todo o ano passado foram localizados 27 focos. É um salto de 503% no número de registros. Em função desse aumento expressivo no número de focos, a equipe da Casa Anjos Voluntários, de Caxias, decidiu realizar uma ação de prevenção. As crianças e adolescentes atendidos pela entidade começaram a produzir armadilhas para o mosquito da dengue, as chamadas mosquitéricas.
Conforme a gerente de projetos sociais da Casa, Tamy Cristine Bovi, eles já haviam produzido a armadilha há alguns anos, mas decidiram retomar a atividade como forma de prevenção. Na região do bairro Charqueadas, onde fica localizada a Anjos Voluntários, há bastante lixo e a água acaba se acumulando, segundo Tamy.
— A mosquitérica é uma armadilha que funciona da seguinte forma: a fêmea do mosquito é atraída pelo alimento, que é arroz triturado. Aí ela entra na armadilha, mas não consegue mais subir de volta pois tem uma rede na boca da garrafa, que foi lixada para ficar áspera e, assim, o mosquito prende as patas — explica.
Os materiais usados para a produção da armadilha são de fácil acesso e baixo custo, como garrafa pet, fita isolante, lixa, pedaços de tule, água e arroz triturado. Segundo Tamy, serão produzidas cerca de 50 mosquitéricas. Nesta quinta-feira (27) elas serão confeccionadas pelos adolescentes; na próxima semana, as crianças da manhã vão colocar a mão na massa.
Conforme Tamy, cada um vai levar para casa a armadilha, o que é suficiente para o espaço. Entretanto, em sítios e chácaras recomenda-se a utilização de uma mosquitérica em cada ambiente.
Para fazer uma mosquitérica em casa
Você vai precisar de:
1 garrafa de 2 litros de plástico (tipo PET)
Tesoura
Lixa de madeira (nº 180)
Rolo de fita isolante ou fita adesiva de forte aderência
Pedaço de tecido do tipo filó ou micro tule, o bastante para a vedação do bico do recipiente
Arroz para alimentar as larvas
Como montar
Passo 1: Cortar a garrafa em dois, sendo que a parte da boca seja menor, a formar um funil.
Passo 2: Retirar a tampa do recipiente. De forma cuidadosa, retirar o anel (parte que se destaca da tampa), lacrar e guardar, pois será utilizado posteriormente.
Passo 3: Colocar o tecido de vedação no gargalo e prendê-lo com o anel.
Passo 4: Lixar o interior do funil, com isso, a área de evaporação aumenta, facilitando ao mosquito a localização da mosquitérica.
Passo 5: Colocar o alimento escolhido na parte de baixo do recipiente. Indicam-se cinco grãos de alpiste ou três de arroz, é importante que seja bem triturado.
Passo 6: Coloque a parte do gargalo de cabeça para baixo, na parte de baixo do recipiente.
Passo 7: Utilize a fita isolante para fazer a fixação das 2 partes, externamente
Passo 8: Insira água filtrada (sem cloro) na parte de dentro da mosquitérica, deixando a alguns centímetros do gargalo.